A inflação como motor dos mercados de ações: o especialista financeiro Ron Baron alerta para as consequências
De acordo com um relatório de www.boerse-online.de, o especialista financeiro Ron Baron prevê que o mercado crescerá cerca de sete por cento ao ano nos próximos anos. No entanto, Baron alerta que o motor deste crescimento não será positivo para muitos, pois prevê uma inflação significativa. É sabido que a inflação pode ter um impacto negativo nas ações. No curto prazo, a inflação muitas vezes faz com que o valor das ações caia. No longo prazo, porém, os bens materiais aumentam de valor em tempos de inflação. Na sua opinião, a previsão de Baron de uma inflação de quatro a cinco por cento ao ano poderia levar a um aumento significativo dos preços das ações, mas também...

A inflação como motor dos mercados de ações: o especialista financeiro Ron Baron alerta para as consequências
De acordo com um relatório de www.boerse-online.de, o especialista financeiro Ron Baron prevê que o mercado crescerá cerca de sete por cento ao ano nos próximos anos. No entanto, Baron alerta que o motor deste crescimento não será positivo para muitos, pois prevê uma inflação significativa.
É sabido que a inflação pode ter um impacto negativo nas ações. No curto prazo, a inflação muitas vezes faz com que o valor das ações caia. No longo prazo, porém, os bens materiais aumentam de valor em tempos de inflação. Na sua opinião, a previsão de Baron de uma inflação de quatro a cinco por cento ao ano poderia levar a um aumento significativo dos preços das acções, mas também aumentar o custo de vida. Isto, por sua vez, levaria os investidores a fugir para activos reais.
No entanto, as limitações da teoria de Baron são óbvias. Uma inflação de quatro a cinco por cento teria de conduzir a um crescimento económico muito mais forte para justificar tal aumento nos preços das acções. A probabilidade de isto ocorrer é pequena, pois exigiria uma reversão fundamental das leis do mercado.
Se a previsão de Baron ainda se confirmar, seria aconselhável investir agora em activos reais, uma vez que o capital não utilizado poderia levar a uma perda garantida neste cenário. No entanto, resta saber se o mercado irá realmente seguir as previsões de Ron Baron.
Leia o artigo original em www.boerse-online.de