Relatório de mercado: Bolsas de valores alemãs em declínio – a incerteza no Médio Oriente e o aumento das taxas de juro do mercado de capitais estão a pesar sobre os mercados
De acordo com um relatório de www.4investors.de, queda mais acentuada: as bolsas de valores alemãs caíram visivelmente na última semana de negociação. Depois de os mercados parecerem relativamente estáveis no início da semana de negociações, a incerteza dos investidores e as perdas associadas aumentaram à medida que a semana avançava. A razão para isto foi, por um lado, preocupações sobre a evolução da guerra no Médio Oriente. Aqui, as esperanças de uma solução diplomática diminuíram enquanto aumentavam os receios de uma nova escalada. Por outro lado, a subida das taxas de juro no mercado de capitais teve um impacto negativo no humor das bolsas de valores. O rendimento dos títulos do governo dos EUA de dez anos subiu para quase...

Relatório de mercado: Bolsas de valores alemãs em declínio – a incerteza no Médio Oriente e o aumento das taxas de juro do mercado de capitais estão a pesar sobre os mercados
De acordo com um relatório de www.4investors.de,
Queda mais acentuada: As bolsas de valores alemãs caíram visivelmente na última semana de negociação. Depois de os mercados parecerem relativamente estáveis no início da semana de negociações, a incerteza dos investidores e as perdas associadas aumentaram à medida que a semana avançava. A razão para isto foi, por um lado, preocupações sobre a evolução da guerra no Médio Oriente. Aqui, as esperanças de uma solução diplomática diminuíram enquanto aumentavam os receios de uma nova escalada. Por outro lado, a subida das taxas de juro no mercado de capitais teve um impacto negativo no humor das bolsas de valores. O rendimento das obrigações do governo dos EUA a dez anos subiu para quase cinco por cento, e os rendimentos mais elevados das obrigações fazem com que os investimentos em acções, que são considerados mais arriscados, pareçam menos atractivos.
O índice de ações alemão (DAX) perdeu 2,6% na comparação semanal, para 14.798,47 pontos. O MDax caiu 3,6 por cento, para 24.065,65 pontos. O TecDax perdeu 3,5 por cento, para 2.843,38 pontos. O m:access All-Share caiu 2,9 por cento, para 1.342,81 pontos.
Os maiores perdedores semanais no DAX foram as ações da Sartorius com um desconto de 12,6 por cento, enquanto a Adidas ficou no topo dos vencedores semanais do DAX com um aumento de 3,7 por cento. No MDax, o preço das ações da Dürr caiu 12,5%; o fabricante da planta reduziu suas metas para o próximo ano. Os preços nos mercados obrigacionistas alemães caíram na semana passada, com o rendimento dos títulos federais a dez anos a subir de 2,73 para 2,88 por cento numa base semanal. As bolsas de valores dos EUA também registaram perdas notáveis, com o índice Dow Jones a cair 1,6 por cento numa base semanal.
Tendo em conta esta evolução, muitos investidores nas bolsas de valores alemãs também poderão conter-se esta semana. Muito dependerá de futuros desenvolvimentos e, acima de tudo, de se a especulação é mais no sentido de estabilizar ou expandir a guerra.
Além desta influência geopolítica, a semana traz algumas datas potencialmente movimentadoras do mercado, incluindo a reunião do Conselho do Banco Central Europeu. Além disso, os índices de gestores de compras para a zona euro e os EUA, o clima empresarial Ifo para a Alemanha e os dados dos EUA poderão influenciar o humor nos mercados. O progresso da temporada de relatórios também deverá ter impacto nos eventos do mercado de ações, com Beiersdorf, Covestro, Deutsche Bank, Mercedes Benz, MTU Aero Engines e Symrise, entre outros, apresentando números apenas do DAX.
A actual incerteza nos mercados reflecte os desafios enfrentados pelos investidores e profissionais financeiros. A alteração dos desenvolvimentos geopolíticos e dos indicadores económicos pode causar volatilidade a curto prazo e influenciar decisões de investimento a longo prazo. É, portanto, aconselhável acompanhar de perto estes desenvolvimentos e tomar decisões informadas com base numa análise abrangente do mercado.
Leia o artigo fonte em www.4investors.de