Mistura de taxas de juros e medos econômicos pesa no mercado de ações: relatório de mercado 26 de setembro de 2023
De acordo com um relatório de Tagesschau.de de 26 de setembro de 2023, uma mistura de taxas de juro e receios económicos está atualmente a causar incerteza nos mercados de ações. A perspectiva de taxas de juro mais elevadas a longo prazo e possíveis novos aumentos das taxas de juro está a pesar nos mercados bolsistas de Nova Iorque e a conduzir a perdas. Também há preocupação com uma possível paralisação do governo nos EUA. As bolsas dos EUA fecharam no vermelho, assim como o DAX, que continuou a cair. Nos mercados obrigacionistas, o rendimento dos títulos norte-americanos a dez anos também está a subir para o máximo dos últimos 16 anos. A incerteza no mercado e as fracas perspectivas em matéria de taxas de juro estão a levar os investidores a tornarem-se avessos ao risco. O clima na indústria de exportação alemã também é...

Mistura de taxas de juros e medos econômicos pesa no mercado de ações: relatório de mercado 26 de setembro de 2023
De acordo com um relatório de Tagesschau.de de 26 de setembro de 2023, uma mistura de taxas de juro e receios económicos está atualmente a causar incerteza nos mercados de ações. A perspectiva de taxas de juro mais elevadas a longo prazo e possíveis novos aumentos das taxas de juro está a pesar nos mercados bolsistas de Nova Iorque e a conduzir a perdas. Também há preocupação com uma possível paralisação do governo nos EUA. As bolsas dos EUA fecharam no vermelho, assim como o DAX, que continuou a cair. Nos mercados obrigacionistas, o rendimento dos títulos norte-americanos a dez anos também está a subir para o máximo dos últimos 16 anos. A incerteza no mercado e as fracas perspectivas em matéria de taxas de juro estão a levar os investidores a tornarem-se avessos ao risco. O clima na indústria de exportação alemã também é mau, enquanto a taxa de inflação na Alemanha deverá cair significativamente em Setembro.
Estes desenvolvimentos podem ter um impacto significativo no mercado e na indústria financeira. As taxas de juro mais elevadas estão a afectar particularmente os mercados bolsistas, especialmente as acções tecnológicas, uma vez que são geralmente altamente valorizadas. O mercado obrigacionista também será afectado pelo aumento das taxas de juro, à medida que os investidores investem cada vez mais em títulos públicos para beneficiarem de taxas de juro mais elevadas. Isto poderá levar a uma mudança, uma vez que as obrigações são vistas como uma alternativa séria ao investimento em ações.
A incerteza no mercado e os receios de uma paralisação governamental nos EUA poderão levar a uma maior incerteza entre os investidores e pesar sobre o humor nos mercados bolsistas. Isto poderá fazer com que os preços caiam ainda mais e potencialmente atinjam novos mínimos. O mau humor na indústria exportadora alemã também poderá ter um impacto negativo no mercado, uma vez que as empresas exportadoras são fortemente dependentes da economia global.
A queda da taxa de inflação na Alemanha poderá ter um impacto positivo nos consumidores, uma vez que se espera que os preços subam mais lentamente. Isto poderia levar a um maior poder de compra e potencialmente ajudar a estimular a economia nacional.
Globalmente, a situação nos mercados financeiros e no sector financeiro permanece incerta. A evolução está estreitamente ligada às taxas de juro e às perspectivas económicas e é significativamente influenciada por estes factores. Os investidores e especialistas financeiros devem, portanto, preparar-se para taxas de juro elevadas e uma possível deterioração da economia. É aconselhável acompanhar de perto a evolução do mercado e analisar cuidadosamente o impacto no sector financeiro.
Fonte: De acordo com um relatório de www.tagesschau.de
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de