Nikkei e Topix no máximo em 34 anos: aumento com a desvalorização do iene e governança corporativa
De acordo com um relatório de www.boersen-zeitung.de, o mercado de ações japonês registou um crescimento impressionante no início do novo ano. O Nikkei 225 e o amplo Topix atingiram esta semana seus níveis mais altos desde fevereiro de 1990, impulsionados pela desvalorização do iene e pelo foco em ações de tecnologia como a Nintendo, que subiram quase 5% em apenas seis pregões. Muitos analistas esperam taxas de crescimento nominais e salientam que a deflação parece ter desaparecido. As ações japonesas tiveram um desempenho particularmente bom em 2023 devido à melhoria da governação corporativa e à crescente atratividade do Japão como alternativa de investimento à China. Os investidores estrangeiros jogaram...

Nikkei e Topix no máximo em 34 anos: aumento com a desvalorização do iene e governança corporativa
De acordo com um relatório de www.boersen-zeitung.de,
O mercado de ações japonês registrou um crescimento impressionante no início do novo ano. O Nikkei 225 e o amplo Topix atingiram esta semana seus níveis mais altos desde fevereiro de 1990, impulsionados pela desvalorização do iene e pelo foco em ações de tecnologia como a Nintendo, que subiram quase 5% em apenas seis pregões. Muitos analistas esperam taxas de crescimento nominais e salientam que a deflação parece ter desaparecido. As ações japonesas tiveram um desempenho particularmente bom em 2023 devido à melhoria da governação corporativa e à crescente atratividade do Japão como alternativa de investimento à China. Os investidores estrangeiros desempenharam um papel importante ao investirem grandes somas no mercado, muitos dos quais pediram empréstimos em ienes para evitar o risco cambial. A recuperação também foi impulsionada pelo crescimento dos lucros e pelos elevados pagamentos corporativos.
Com base na evolução actual, espera-se que o iene se fortaleça, o que por sua vez poderá ter um impacto positivo nos investidores. Contudo, uma valorização do iene poderá reduzir os lucros do balanço através da repatriação de receitas estrangeiras, particularmente entre os fabricantes de automóveis e de produtos electrónicos. Ainda assim, muitos analistas prevêem lucros crescentes devido à capacidade das empresas de comandar preços mais elevados, apesar da queda da inflação. Além disso, muitas empresas demonstram um maior compromisso com os seus acionistas, o que poderá ter um impacto positivo no mercado.
O artigo destaca também que o Banco do Japão manterá por enquanto a sua política monetária acomodatícia, o que poderá influenciar as perspectivas do mercado. Está também a ser discutido um possível aumento dos salários e dos preços, e muitos esperam que o BoJ ponha termo à sua política de taxas de juro negativas juntamente com as negociações salariais anuais em Abril.
Globalmente, as perspectivas para o mercado bolsista japonês são positivas, tendo em conta a evolução e as previsões actuais, mas existem também riscos potenciais, particularmente relacionados com a política monetária e as flutuações da taxa de câmbio.
Leia o artigo original em www.boersen-zeitung.de