Os preços do petróleo estão a cair: o que isto significa para o mercado de ações?
De acordo com um relatório de www.stockstreet.de, a Rússia e a Arábia Saudita apelaram aos membros da OPEP para implementarem os cortes de produção recomendados à medida que os preços do petróleo despencam. O Brent do Mar do Norte caiu abaixo de US$ 74, apenas 2,55% em relação aos mínimos do verão. Do ponto de vista da teoria das Ondas de Elliott, a tendência descendente pode chegar ao fim, o que também pode ter razões fundamentais e técnicas. Um possível efeito do aumento do preço do petróleo no mercado é que a queda dos preços do petróleo tenha alimentado esperanças de novas descidas da inflação e, portanto, de queda das taxas de juro directoras dos bancos centrais. Isto poderá levar a um colapso nos rendimentos do mercado obrigacionista...

Os preços do petróleo estão a cair: o que isto significa para o mercado de ações?
De acordo com um relatório de www.stockstreet.de, a Rússia e a Arábia Saudita apelaram aos membros da OPEP para implementarem os cortes de produção recomendados à medida que os preços do petróleo despencam. O Brent do Mar do Norte caiu abaixo de US$ 74, apenas 2,55% em relação aos mínimos do verão. Do ponto de vista da teoria das Ondas de Elliott, a tendência descendente pode chegar ao fim, o que também pode ter razões fundamentais e técnicas.
Um possível efeito do aumento do preço do petróleo no mercado é que a queda dos preços do petróleo tenha alimentado esperanças de novas descidas da inflação e, portanto, de queda das taxas de juro directoras dos bancos centrais. Isto pode ter levado a um colapso nos rendimentos do mercado obrigacionista e ao aumento dos preços das acções. Contudo, um novo aumento dos preços do petróleo poderá acabar com as preocupações com a inflação e com a queda dos rendimentos do mercado obrigacionista.
Os dados actuais do mercado de trabalho dos EUA não indicam que a Reserva Federal dos EUA será capaz de cortar as taxas de juro já no primeiro trimestre de 2023, uma vez que a taxa de desemprego dos EUA caiu surpreendentemente. Isto levou a um aumento nos rendimentos e a uma pequena queda nos preços das ações. No entanto, os preços foram rapidamente reajustados posteriormente.
Os resultados do inquérito da Universidade do Michigan mostram que o sentimento do consumidor melhorou e as expectativas de inflação caíram significativamente. Isto incentivou os investidores no mercado bolsista, mas poderá ser fortemente influenciado pela descida dos preços do petróleo.
Portanto, resta saber se haverá um fim na queda dos preços e uma reviravolta nos preços do petróleo, o que poderá potencialmente acabar com a festa no mercado de ações.
Como especialista financeiro, recomendo acompanhar de perto a evolução dos mercados bolsistas e petrolíferos e avaliar o potencial positivo no mercado bolsista e o potencial negativo nos retornos a curto prazo. Portanto, aproveite a “festa” do mercado de ações enquanto dura.
Leia o artigo fonte em www.stockstreet.de