Previsão para os mercados bolsistas em 2023: Ambiente monetário restritivo e perspetivas económicas negativas
De acordo com um relatório de www.ideas-magazin.de, os mercados de ações apresentam regularmente uma forte dinâmica sazonal no quarto trimestre do ano. Para 2023, contudo, espera-se que o atual ambiente monetário restritivo e com elevados retornos do mercado monetário tenha impacto nos mercados bolsistas. No entanto, inicialmente não são prováveis quedas bruscas de preços, desde que os lucros das empresas continuem a desenvolver-se de forma robusta. Os especialistas classificam atualmente o ambiente económico do mercado bolsista europeu como “negativo”. Isto deve-se principalmente à continuação do fraco desenvolvimento monetário. A massa monetária M1 na área do euro continuou a enfraquecer ao longo dos últimos três meses e o sinal de uma estrutura de taxas de juro invertida também persiste. O retorno para…

Previsão para os mercados bolsistas em 2023: Ambiente monetário restritivo e perspetivas económicas negativas
De acordo com um relatório de www.ideas-magazin.de, os mercados bolsistas apresentam regularmente uma forte dinâmica sazonal no quarto trimestre do ano. Para 2023, contudo, espera-se que o atual ambiente monetário restritivo e com elevados retornos do mercado monetário tenha impacto nos mercados bolsistas. No entanto, inicialmente não são prováveis quedas bruscas de preços, desde que os lucros das empresas continuem a desenvolver-se de forma robusta.
Os especialistas classificam atualmente o ambiente económico do mercado bolsista europeu como “negativo”. Isto deve-se principalmente à continuação do fraco desenvolvimento monetário. A massa monetária M1 na área do euro continuou a enfraquecer ao longo dos últimos três meses e o sinal de uma estrutura de taxas de juro invertida também persiste. O rendimento dos títulos do governo alemão a 2 anos é atualmente superior ao rendimento dos títulos federais a 10 anos, o que é interpretado como um sinal de alerta para o mercado.
Esta evolução poderá ter impacto no mercado de ações e no setor financeiro. Espera-se que um aumento das taxas de juro diretoras do BCE num total de 450 pontos base desacelere a economia e os lucros das empresas. Os riscos geopolíticos, como o ataque do Hamas a Israel, devem agora também ser tidos em conta nas decisões de investimento.
Globalmente, estes factores podem levar à incerteza e à volatilidade nos mercados bolsistas. Os investidores devem acompanhar atentamente a evolução dos indicadores monetários e dos riscos geopolíticos, a fim de adaptarem as suas estratégias de investimento em conformidade.
Leia o artigo original em www.ideas-magazin.de