Previsões e alternativas: Como se desenvolverão os mercados financeiros em 2023?
De acordo com um relatório do www.dasinvestment.com, a opinião predominante é que as taxas de juro nos EUA cairão sensivelmente este ano. A política monetária da Fed prevê actualmente seis a sete reduções nas taxas de juro. A Presidente do BCE, Christine Lagarde, provavelmente seguirá Powell um pouco mais tarde e com menos energia, uma vez que o banco central europeu também começou a aumentar as taxas de juro mais tarde. A ferramenta Fed Watch do CME Group sugere que os cortes nas taxas de juros podem não acontecer tão rapidamente quanto os investidores gostariam. Vamos analisar juntos o impacto que isso poderia ter no setor financeiro. Powell está se mantendo de pé por enquanto...

Previsões e alternativas: Como se desenvolverão os mercados financeiros em 2023?
De acordo com um relatório de www.dasinvestment.com, a opinião predominante é que as taxas de juro nos EUA cairão sensivelmente este ano. A política monetária da Fed prevê actualmente seis a sete reduções nas taxas de juro. A Presidente do BCE, Christine Lagarde, provavelmente seguirá Powell um pouco mais tarde e com menos energia, uma vez que o banco central europeu também começou a aumentar as taxas de juro mais tarde. A ferramenta Fed Watch do CME Group sugere que os cortes nas taxas de juros podem não acontecer tão rapidamente quanto os investidores gostariam. Vamos analisar juntos o impacto que isso poderia ter no setor financeiro.
Powell está mantendo os pés imóveis por enquanto
As principais taxas de juros do Fed estão atualmente entre 5,25% e 5,5%. De acordo com a ferramenta Fed Watch, a probabilidade de uma subida inicial da taxa de juro de 25 pontos base é de apenas 17,5 por cento. Além disso, a excelente economia dos EUA também fala contra cortes rápidos e agressivos nas taxas de juro. A economia americana cresceu a uma taxa anualizada de 3,3% no quarto trimestre de 2023, e foram criados 223.000 novos empregos não agrícolas. Isto tem um impacto no sentimento do consumidor e no crescimento económico geral.
A economia dos EUA está crescendo
Os indicadores económicos robustos nos EUA indicam que uma aterragem brusca para a economia dos EUA está longe. A boa situação do mercado de trabalho tem um efeito positivo no sentimento do consumidor. Parece também que enquanto a meta de inflação de dois por cento ainda não tiver sido alcançada e enquanto os indicadores económicos permanecerem positivos, um corte inicial nas taxas de juro ainda não é necessário. Se a China orientar a sua economia para a recuperação através de medidas de política monetária e fiscal, isso também deverá reflectir-se no aumento dos preços das matérias-primas. Com o crescimento económico crescente e as condições difíceis para atingir a meta de inflação devido ao aumento dos preços das matérias-primas, a Fed deverá ser cautelosa quanto ao corte das taxas de juro.
É importante reconhecer que estas incertezas podem ter impacto nos mercados bolsistas e que o investimento em dividendos e setores como o farmacêutico e os gastos de consumo não cíclicos podem proporcionar os melhores retornos. Num tal cenário, os “Tech Titans” do setor tecnológico também poderão tornar-se mais atrativos em comparação com outros investimentos. A situação dinâmica do mercado exige, portanto, uma estratégia de investimento prudente e um acompanhamento constante dos dados económicos, a fim de identificar possíveis títulos promissores.
Leia o artigo fonte em www.dasinvestment.com