Rali ou risco? Especialista financeiro alerta para riscos nos mercados de ações e falta de cobertura.
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações estão atualmente passando por uma recuperação brilhante impulsionada por Wall Street. Os investidores estão a abandonar as suas estratégias defensivas anteriores e a transferir os seus investimentos para ações de tecnologia, obrigações de alto risco e ações de pequena capitalização. A euforia e a ganância estão de volta ao mercado de ações, já que se espera que o Federal Reserve interrompa os cortes nas taxas de juros e potencialmente comece a cortar as taxas em 2024. Esta especulação fez com que as carteiras se dividissem 60/40 entre ações e títulos, preparadas para o seu melhor mês desde 2020. Os influxos para o S&P 500 e Russell 2000 aumentaram acentuadamente enquanto...

Rali ou risco? Especialista financeiro alerta para riscos nos mercados de ações e falta de cobertura.
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações estão atualmente passando por uma recuperação brilhante impulsionada por Wall Street. Os investidores estão a abandonar as suas estratégias defensivas anteriores e a transferir os seus investimentos para ações de tecnologia, obrigações de alto risco e ações de pequena capitalização. A euforia e a ganância estão de volta ao mercado de ações, uma vez que se espera que a Reserva Federal interrompa os cortes nas taxas de juro e potencialmente comece a cortar as taxas em 2024. Esta especulação fez com que as carteiras se dividissem 60/40 entre ações e obrigações preparadas para o seu melhor mês desde 2020.
Os fluxos de entrada no S&P 500 e no Russell 2000 aumentaram, enquanto a procura de cobertura também caiu. O custo da cobertura contra uma correcção do mercado bolsista caiu para o seu nível mais baixo desde o início da recolha de dados em 2013. Além disso, os estrategas de Wall Street prevêem ganhos adicionais para o mercado bolsista e os fundos de cobertura aumentaram a sua exposição às acções dos EUA em 22 anos.
Uma análise mostra que a recuperação desenfreada dos mercados bolsistas se deve à expectativa de um iminente ajustamento das taxas de juro por parte da Reserva Federal. No entanto, a baixa procura de cobertura e os fortes ganhos nos índices de ações poderão criar uma bolha nos mercados financeiros, o que poderá levar a uma recessão significativa se o atual sentimento do mercado for insustentável.
Resta saber se as previsões optimistas dos analistas se concretizarão ou se as preocupações dos especialistas financeiros como Marija Veitmane e Peter Chatwell se concretizarão. Os actuais dados económicos e o potencial impacto de uma política agressiva de taxas de juro nos mercados bolsistas são factores que poderão influenciar a evolução futura.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de