S&P 500 em modo de correção: especialista financeiro prevê perspectivas nebulosas para os mercados de ações dos EUA

S&P 500 em modo de correção: especialista financeiro prevê perspectivas nebulosas para os mercados de ações dos EUA
<
div>
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de, as ações do S&P 500 de todo o mercado estão em fase de correção há três meses. O índice já perdeu cerca de 8% desde o seu máximo anual em 27 de julho. Esta correcção é influenciada por preocupações com as taxas de juro, aumento dos rendimentos e riscos geopolíticos, como a guerra no Médio Oriente. Barry Bannister, um renomado otimista de Wall Street que previu a recuperação do primeiro semestre do ano, está agora pessimista e não espera grandes ganhos nos mercados de ações dos EUA tão cedo.
É pouco provável que o índice S&P 500 suba acima dos 4.500 pontos nos próximos seis meses, uma vez que as taxas de juro mais elevadas pesam sobre o crescimento dos lucros empresariais, de acordo com Bannister. Embora o índice tenha subido ligeiramente na segunda-feira, permanece acima do nível técnico chave de 4.200 pontos. Ao mesmo tempo, o rendimento das obrigações governamentais a 10 anos foi superior a 5% pela primeira vez desde 2007.
Bannister prevê que o S&P 500 atingirá o pico no verão de 2023 e será negociado em torno de 4.400 em abril de 2024. Ele espera um retorno normalizado de 10 anos de até 6% em meados da década de 2020.
As preocupações crescentes sobre os retornos e o poder de compra dos consumidores norte-americanos, bem como os riscos geopolíticos decorrentes da guerra no Médio Oriente, levaram a uma correção acentuada nos mercados bolsistas dos EUA. Isso eliminou o aumento do início do ano. Bannister acredita que haverá pouca ou nenhuma vantagem para as ações dos EUA nos próximos anos devido às condições financeiras mais restritivas nos EUA.
As previsões para o mercado de ações são atualmente inconsistentes. Alguns estrategistas esperam mais ganhos até o final do ano, enquanto outros prevêem mais quedas. Lori Calvasina, do RBC Capital Markets, diz que as perspectivas tornaram-se mais sombrias e que a correção da recuperação do S&P 500 provavelmente ainda não está concluída.
Análise e cálculo de impactos:
A posição baixista de Barry Bannister poderá ter um impacto no mercado de ações, particularmente no mercado de ações dos EUA. Se os investidores acreditarem nas suas previsões, poderão sentir-se inclinados a reduzir os seus investimentos ou a procurar classes de activos alternativas. Isto poderá levar a uma maior pressão descendente sobre o S&P 500 e, assim, ter um impacto negativo na indústria financeira e no mercado.
No entanto, é importante notar que as previsões estão sempre sujeitas a incertezas e os eventos reais podem diferir das expectativas. Portanto, existe também a possibilidade de o mercado se desenvolver de forma diferente da esperada por Bannister. É, portanto, aconselhável ter em conta diferentes opiniões e avaliações e adaptar a sua própria estratégia de investimento em conformidade.
Fonte:
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de