A tendência entre os vendedores a descoberto aponta para fracas perspectivas para 2024 - os especialistas financeiros alertam para paralelos com a crise financeira de 2007/2008.
De acordo com um relatório de www.wallstreet-online.de, o próximo ano poderá ser difícil para o mercado de ações, considerando a tendência atual entre os vendedores a descoberto. De acordo com um estudo da Universidade de Utah, estão surgindo padrões observados há 15 anos, antes da crise financeira. A actual percentagem de vendas a descoberto está bem acima da tendência e sugere perspectivas fracas para 2024. Olhando para a evolução dos mercados de capitais ao longo do ano passado, a incerteza causada pela inflação elevada, pela inversão das taxas de juro e pelas crises geopolíticas é notável. Muitos investidores no mercado de ações esperam um ano mais estável em 2024, com preços em alta. No entanto, as tendências atuais de vendas a descoberto...

A tendência entre os vendedores a descoberto aponta para fracas perspectivas para 2024 - os especialistas financeiros alertam para paralelos com a crise financeira de 2007/2008.
De acordo com um relatório de www.wallstreet-online.de,
O próximo ano poderá ser difícil para o mercado de ações, dada a tendência atual entre os vendedores a descoberto. De acordo com um estudo da Universidade de Utah, estão surgindo padrões observados há 15 anos, antes da crise financeira. A atual percentagem de vendas a descoberto está bem acima da tendência e sugere más perspetivas para 2024.
Olhando para a evolução dos mercados de capitais ao longo do último ano, é notável a incerteza causada pela inflação elevada, pela inversão das taxas de juro e pelas crises geopolíticas. Muitos investidores no mercado de ações esperam um ano mais estável em 2024, com preços em alta. Contudo, as actuais tendências de vendas a descoberto indicam que estas esperanças podem ser frustradas.
O professor de finanças Matthew Ringgenberg conclui em seu estudo que a atual taxa de venda a descoberto em relação à tendência geral fornece boas previsões para a evolução futura dos preços. Estudos de outras universidades confirmam a afirmação e mostram que este indicador permite previsões mais precisas que outros. Ringgenberg enfatiza que quanto mais a atual parcela de vendas a descoberto estiver acima da tendência, maior será a probabilidade de os vendedores a descoberto esperarem que os preços caiam. A proporção está actualmente bem acima da tendência e segue um padrão semelhante ao registado antes das crises de 2000 e 2007/2008.
Do ponto de vista financeiro, este é um sinal de alerta que indica uma possível perda de valor no mercado de ações. Os investidores e investidores devem acompanhar de perto a evolução e adaptar as suas estratégias de investimento em conformidade. As actuais incertezas e sinais de alerta exigem uma abordagem cautelosa.
Resta saber como a situação evoluirá nos próximos meses. As vendas a descoberto podem ser um indicador importante de potenciais mudanças no mercado e os investidores devem, portanto, manter-se atentos à evolução actual.
Leia o artigo original em www.wallstreet-online.de