Mercado de ações turco em alta recorde – O que está por trás da política monetária pouco ortodoxa?
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, o mercado de ações turco está num nível recorde devido às esperanças de uma reviravolta na política monetária. O principal índice da Bolsa de Valores de Istambul, o ISE 100, subiu 5.730 pontos, o que corresponde a um quarto de aumento no valor desde a segunda volta das eleições presidenciais turcas no final de maio. No entanto, calculado em dólares americanos, o índice permanece abaixo dos índices de referência mais fracos, com menos 18 por cento ao longo do ano, devido à elevada inflação do país. Ao nomear Hafize Gaye Erkan, um ex-banqueiro dos EUA, como chefe do banco central turco e Mehmet Simsek, um ex-banqueiro de investimentos, como ministro das finanças, o presidente Recep Tayyip Erdogan...

Mercado de ações turco em alta recorde – O que está por trás da política monetária pouco ortodoxa?
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, o mercado de ações turco atingiu um máximo histórico devido às esperanças de uma reviravolta na política monetária. O principal índice da Bolsa de Valores de Istambul, o ISE 100, subiu 5.730 pontos, o que corresponde a um quarto de aumento no valor desde a segunda volta das eleições presidenciais turcas no final de maio. No entanto, calculado em dólares americanos, o índice permanece abaixo dos índices de referência mais fracos, com menos 18 por cento ao longo do ano, devido à elevada inflação do país.
O Presidente Recep Tayyip Erdogan aumentou as esperanças de uma mudança positiva na política monetária com a nomeação de Hafize Gaye Erkan, um antigo banqueiro dos EUA, como chefe do banco central turco e a nomeação de Mehmet Simsek, um antigo banqueiro de investimento, como ministro das finanças. A inflação na Turquia está próxima dos 40 por cento e a moeda local, a lira, caiu para um mínimo histórico face ao euro e para outro mínimo face ao dólar.
Os especialistas atribuem estes desenvolvimentos, entre outras coisas, à política preferida de Erdogan de taxas de juro baixas. Apesar da inflação elevada, ele está a pressionar o banco central para manter as taxas de juro baixas. Esta política levou à desvalorização da moeda e acelerou-se com a reeleição de Erdogan.
Estas mudanças renovadas na liderança política e económica da Turquia poderão ter efeitos a longo prazo na indústria financeira e no mercado bolsista. Os investidores e profissionais financeiros continuarão a ter de se preparar para condições mais voláteis. A incerteza em torno das políticas monetárias e económicas da Turquia poderá levar a novas saídas de capitais do país e a uma reduzida atractividade do mercado bolsista turco.
Leia o artigo fonte em www.sueddeutsche.de