A turbulência nos mercados de ações está a tornar os milionários globais mais pobres: os alemães ainda permanecem em terceiro lugar
Frankfurt/Main – De acordo com um estudo da empresa de consultoria Capgemini, a turbulência nos mercados bolsistas em 2022 empobreceu muitas pessoas ricas em todo o mundo. O número de pessoas com activos investíveis de pelo menos um milhão de dólares americanos caiu 3,3%, para 21,7 milhões. O valor total destes activos caiu 3,6%, para 83 biliões de dólares. Na Alemanha, o número de milionários em dólares caiu em 20.900 pessoas, para 1,61 milhões, e os activos totais caíram 2,2%, para 6,1 biliões de dólares. Apesar da queda, a Alemanha ainda mantém o terceiro lugar no ranking dos países com mais milionários em dólares. …

A turbulência nos mercados de ações está a tornar os milionários globais mais pobres: os alemães ainda permanecem em terceiro lugar
Frankfurt/Main – De acordo com um estudo da empresa de consultoria Capgemini, a turbulência nos mercados bolsistas em 2022 empobreceu muitas pessoas ricas em todo o mundo. O número de pessoas com activos investíveis de pelo menos um milhão de dólares americanos caiu 3,3%, para 21,7 milhões. O valor total destes activos caiu 3,6%, para 83 biliões de dólares. Na Alemanha, o número de milionários em dólares caiu em 20.900 pessoas, para 1,61 milhões, e os activos totais caíram 2,2%, para 6,1 biliões de dólares. Apesar da queda, a Alemanha ainda mantém o terceiro lugar no ranking dos países com mais milionários em dólares. Os EUA permanecem no topo, seguidos pelo Japão e pela China. Os activos dos milionários em dólares na Europa caíram num total de 3,2%, para 18,2 biliões de dólares. A região da América do Norte registou o maior declínio, de menos 7,4%, para 25,6 biliões de dólares. Fonte: De acordo com relatório da Mercúrio
O impacto do declínio dos milionários em dólares em todo o mundo e na Alemanha pode ser de grande alcance. Quando as pessoas ricas têm menos dinheiro à sua disposição, são capazes de investir menos, consumir menos e, potencialmente, contribuir menos para o desenvolvimento económico. Isto pode ter um impacto no mercado de ações, no mercado imobiliário e na economia em geral.
Para o mercado de ações, isso significa que há menos capital disponível para investimento. Isto pode resultar numa redução da procura de ações e potencialmente num declínio nos preços das ações.
Para o mercado imobiliário, um declínio nos milionários em dólares poderá significar que menos pessoas poderão comprar imóveis ou investir no mercado imobiliário. Isto pode levar a uma queda nos preços dos imóveis.
No geral, o declínio dos milionários em dólares também poderá afectar a actividade económica global. Quando as pessoas ricas têm menos dinheiro, podem reduzir os seus gastos e, portanto, a sua contribuição para a economia. Isto pode levar a um menor crescimento económico.
No entanto, é importante notar que o declínio dos milionários em dólares não conduz necessariamente a uma crise económica. O impacto pode variar dependendo da magnitude e duração do declínio. Contudo, o sector financeiro deve acompanhar de perto a evolução e avaliar possíveis riscos.
Fonte: De acordo com relatório da Mercúrio
Leia o artigo fonte em www.merkur.de