Os mercados bolsistas dos EUA reagem aos dados de inflação – durante quanto tempo as taxas de juro permanecerão elevadas?
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações dos EUA foram surpreendidos por dados de inflação acima do esperado na terça-feira – os mercados financeiros devem preparar-se para a possibilidade de o Fed poder manter as taxas de juro elevadas por mais tempo do que o esperado. A inflação inesperadamente elevada nos EUA surpreendeu os mercados financeiros, fazendo com que o S&P 500 caísse -1,5%. Esta evolução significou que as probabilidades de a Fed cortar as taxas de juro estão a diminuir e os mercados estão agora a prever uma mudança nestas expectativas. Os mercados de ações subiram acentuadamente nas últimas semanas e as avaliações foram ampliadas. A correção em…

Os mercados bolsistas dos EUA reagem aos dados de inflação – durante quanto tempo as taxas de juro permanecerão elevadas?
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
Os mercados bolsistas dos EUA foram surpreendidos por dados de inflação superiores ao esperado na terça-feira - à medida que os mercados financeiros se preparam para a possibilidade de a Fed poder manter as taxas de juro elevadas por mais tempo do que o esperado.
A inflação inesperadamente elevada nos EUA surpreendeu os mercados financeiros, fazendo com que o S&P 500 caísse -1,5%. Esta evolução significou que as probabilidades de a Fed cortar as taxas de juro estão a diminuir e os mercados estão agora a prever uma mudança nestas expectativas. Os mercados de ações subiram acentuadamente nas últimas semanas e as avaliações foram ampliadas. A correção de terça-feira também é reforçada pela dinâmica sazonal histórica do mercado de ações, que sugere realização de lucros no meio do mês.
A reação de Wall Street aos dados de inflação foi imediata. Adam Sarhan, da 50 Park Investments, destaca que as expectativas do mercado e os dados económicos estão desalinhados, levando a uma grande liquidação de ações. Isto, por sua vez, mostra que a Fed irá cortar as taxas de juro mais lentamente, o que ainda não foi contabilizado no mercado de ações.
O estrategista-chefe de investimentos da CFRA, Sam Stovall, reforça a visão de que o Fed cortará as taxas de juros de forma mais lenta, com menos cortes nas taxas ao longo do ano. Esta avaliação reflecte-se também nas declarações de outros especialistas financeiros que também assumem uma postura mais cautelosa em relação aos mercados accionistas.
No geral, a reacção de Wall Street aos dados de inflação mostra que as expectativas de cortes nas taxas da Fed estão agora a ser revistas e está a ser adoptada uma postura mais cautelosa em relação aos mercados accionistas. Isto poderá levar a um período prolongado de incerteza e volatilidade nos mercados financeiros.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de