Os mercados de ações dos EUA estão exagerando apesar da desaceleração do mercado de trabalho – risco de sobrevalorização
De acordo com um relatório de www.ad-hoc-news.de, o mercado de trabalho dos EUA arrefeceu recentemente ligeiramente. Dados de empregos nos EUA mostraram que 150 mil novos empregos não agrícolas foram criados em outubro, abaixo do esperado. A taxa de desemprego também subiu para 3,9%, superando as expectativas. Esta evolução conduziu a uma continuação dinâmica dos movimentos ascendentes nos mercados bolsistas. De acordo com a minha análise, este abrandamento no mercado de trabalho poderá levar a Reserva Federal dos EUA a não considerar necessários novos aumentos das taxas de juro. Isto poderá ter um impacto no mercado obrigacionista, uma vez que uma queda nos rendimentos poderá levar a uma flexibilização das condições de financiamento. No entanto, também houve fortes sinais no setor de serviços dos EUA de que...

Os mercados de ações dos EUA estão exagerando apesar da desaceleração do mercado de trabalho – risco de sobrevalorização
De acordo com um relatório de www.ad-hoc-news.de, o mercado de trabalho dos EUA arrefeceu ligeiramente recentemente. Dados de empregos nos EUA mostraram que 150 mil novos empregos não agrícolas foram criados em outubro, abaixo do esperado. A taxa de desemprego também subiu para 3,9%, superando as expectativas. Esta evolução conduziu a uma continuação dinâmica dos movimentos ascendentes nos mercados bolsistas.
De acordo com a minha análise, este abrandamento no mercado de trabalho poderá levar a Reserva Federal dos EUA a não considerar necessários novos aumentos das taxas de juro. Isto poderá ter um impacto no mercado obrigacionista, uma vez que uma queda nos rendimentos poderá levar a uma flexibilização das condições de financiamento. Contudo, houve também sinais fortes no sector dos serviços dos EUA que apontam para o crescimento.
Devido a estes desenvolvimentos, os mercados bolsistas nos EUA já recuperaram mais de 50% das suas perdas de preços. No entanto, esta subida dos preços pode levar a um grande exagero. É portanto questionável se a Reserva Federal dos EUA ficará satisfeita com os dados actuais.
A minha avaliação é que tanto o potencial descendente nos rendimentos do mercado obrigacionista como o potencial ascendente nos preços do mercado bolsista são limitados. No curto prazo, porém, os preços no mercado de ações estão massivamente sobrecomprados devido às fortes recuperações de preços e podem entrar em consolidação para evitar cair novamente num grande exagero.
Os índices dos EUA já atingiram níveis gráficos interessantes ou estão prestes a fazê-lo, o que poderá criar potenciais obstáculos. Caso a consolidação ocorra, também poderá proporcionar oportunidades para investidores especulativos realizarem uma pequena negociação a descoberto para lucrar com uma retração.
Globalmente, a situação nos mercados bolsistas nos EUA permanece particularmente dinâmica e susceptível a fortes flutuações de preços. Os investidores devem, portanto, manter posições compradas e ficar atentos a possíveis contratempos para aproveitar ao máximo as oportunidades.
Como www.ad-hoc-news.de relatórios, é importante acompanhar de perto a evolução dos mercados bolsistas dos EUA e estar preparado para desenvolvimentos inesperados, a fim de investir de forma inteligente.
Leia o artigo original em www.ad-hoc-news.de