Mercados de ações dos EUA pressionados: Os especialistas veem um otimismo moderado nas taxas de juros e preocupações com a situação no Oriente Médio. Nasdaq e Dow Jones no vermelho.
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, o optimismo moderado das taxas de juro e as preocupações sobre a situação no Médio Oriente pesaram sobre os mercados bolsistas dos EUA. Os investidores norte-americanos terão provavelmente de conviver com taxas de juro elevadas durante algum tempo, o que também terá impacto nos mercados europeus. O Stoxx 600 Technology Index perdeu significativamente e é o setor mais fraco até agora no novo ano do mercado de ações. No DAX, as ações da produtora de chips Infineon perderam cerca de 3,9%, e as ações da Siemens também ficaram 3,6% mais fracas. A maioria dos investidores de Wall Street está provavelmente à espera de novos dados económicos e do mercado de trabalho que possam fornecer mais informações sobre a evolução da política económica e monetária. Além disso, o aumento das tensões na guerra...

Mercados de ações dos EUA pressionados: Os especialistas veem um otimismo moderado nas taxas de juros e preocupações com a situação no Oriente Médio. Nasdaq e Dow Jones no vermelho.
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, o optimismo moderado das taxas de juro e as preocupações sobre a situação no Médio Oriente pesaram sobre os mercados bolsistas dos EUA. Os investidores norte-americanos terão provavelmente de conviver com taxas de juro elevadas durante algum tempo, o que também terá impacto nos mercados europeus. O Stoxx 600 Technology Index perdeu significativamente e é o setor mais fraco até agora no novo ano do mercado de ações. No DAX, as ações da produtora de chips Infineon perderam cerca de 3,9%, e as ações da Siemens também ficaram 3,6% mais fracas.
A maioria dos investidores de Wall Street está provavelmente à espera de novos dados económicos e do mercado de trabalho que possam fornecer mais informações sobre a evolução da política económica e monetária. Além disso, as crescentes tensões na guerra entre Israel e o Hamas estão a causar ainda mais incerteza.
Após a divulgação das tão aguardadas atas da reunião do Federal Reserve (Fed), os mercados ficaram cautelosos. A Fed prometeu o fim das subidas das taxas de juro, mas a postura restritiva deverá ser mantida por enquanto até que a inflação caia de forma clara e sustentável. O momento dos cortes nas taxas de juro permanece incerto, mas espera-se um primeiro corte nas taxas de juro de um quarto de ponto percentual nos mercados de futuros em Março.
A Reserva Federal dos EUA anunciou, portanto, possíveis cortes nas taxas de juro, que terão impacto nos mercados cambiais. A esperança de taxas de juro directoras mais baixas fortaleceu o euro nas últimas semanas, mas actualmente a fantasia de redução das taxas de juro nos EUA parece estar a desvanecer-se. Isto também se reflecte no facto de o dólar continuar a ser procurado em tempos de crise, fazendo com que a moeda comum europeia perca valor.
As mudanças nos EUA também afectam o mercado bolsista alemão. O DAX caiu significativamente durante a tarde devido ao enfraquecimento de Wall Street e fechou com prejuízo. Isto pode ser atribuído à incerteza relativamente à política de taxas de juro da Fed e ao aumento das tensões no Médio Oriente.
De acordo com o Índice ISM de Gestores de Compras Industriais dos EUA, o sentimento industrial dos EUA melhorou ligeiramente mais do que o esperado em Dezembro, mas o indicador manteve-se abaixo do limite de 50 pontos pelo 14º mês consecutivo, indicando uma indústria em contracção. Isto significa que não parece estar a surgir qualquer dinâmica positiva no sector, o que por sua vez não põe fundamentalmente em causa a expectativa da Reserva Federal dos EUA de queda das taxas de juro directoras.
Esta evolução nos mercados globais indica que os investidores estão a agir com crescente cautela, uma vez que permanece a incerteza sobre a evolução da política económica e monetária. As tensões no Médio Oriente e as mudanças na política de taxas de juro dos EUA terão um impacto significativo no mercado financeiro nas próximas semanas.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de