A Reserva Federal dos EUA aumenta as taxas de juro: Como é que isto afecta o mercado de acções e é um mau sinal para os investidores?
De acordo com um relatório de www.test.de, a Reserva Federal dos EUA anunciou um novo aumento da taxa de juro de 0,75 pontos percentuais em 21 de Setembro. Este é o quinto aumento das taxas este ano; a taxa-alvo do Fed está agora entre 3 e 3,25 por cento - e novos aumentos das taxas podem ocorrer. O mercado de ações dos EUA caiu após o recente aumento das taxas de juros. As altas taxas de juros são frequentemente vistas como um veneno para as ações porque o aumento das taxas de juros pode levar à queda dos preços das ações. Os possíveis efeitos são que o financiamento das empresas se torna mais difícil, o que pode levar a perspectivas de crescimento mais baixas e, portanto, à queda dos preços das acções. O aumento das taxas de juros também poderia reduzir os gastos dos consumidores pelas famílias, o que...

A Reserva Federal dos EUA aumenta as taxas de juro: Como é que isto afecta o mercado de acções e é um mau sinal para os investidores?
De acordo com um relatório de www.test.de,
A Reserva Federal dos EUA anunciou um novo aumento da taxa de juro de 0,75 pontos percentuais em 21 de Setembro. Este é o quinto aumento das taxas este ano; a taxa-alvo do Fed está agora entre 3 e 3,25 por cento - e novos aumentos das taxas podem ocorrer. O mercado de ações dos EUA caiu após o recente aumento das taxas de juros.
As altas taxas de juros são frequentemente vistas como um veneno para as ações porque o aumento das taxas de juros pode levar à queda dos preços das ações. Os possíveis efeitos são que o financiamento das empresas se torna mais difícil, o que pode levar a perspectivas de crescimento mais baixas e, portanto, à queda dos preços das acções. O aumento das taxas de juro também poderia reduzir os gastos dos consumidores por parte das famílias, o que, por sua vez, poderia levar à queda das vendas das empresas e à redução dos preços das acções. Além disso, os investidores poderiam transferir o seu dinheiro das ações para produtos de juros, o que também poderia exercer pressão sobre os preços das ações.
A análise histórica mostra que, ao longo dos últimos 30 anos, a queda das taxas de juro tendeu a acompanhar o aumento das avaliações do mercado bolsista, com excepção dos anos 2000, cheios de crise. Aumentos drásticos nas taxas de juros como este ano não eram vistos há muito tempo. Nos curtos períodos de subida das taxas de juro desde 1980, as avaliações das acções tenderam a cair. Os investidores devem, portanto, preparar-se para aumentos de preços bastante moderados nos mercados bolsistas se as taxas de juro continuarem a subir.
Leia o artigo fonte em www.test.de