Prémio de volatilidade no mercado de capitais: prémio de risco para investidores explicado | Especialista financeiro revela fatos e oportunidades
Os investidores são pagos no mercado de capitais para assumir riscos. Você investe em empresas comprando ações ou títulos e, em troca, espera um retorno na forma de aumentos de preços ou dividendos. Mas como podem os investidores cobrir o seu risco? É aqui que entra em jogo o prémio de volatilidade. O prêmio de volatilidade refere-se a uma transação de seguro em que participantes do mercado avessos ao risco compram opções de venda para cobrir seus riscos no mercado de ações. O comprador da opção de venda segura sua carteira de ações de maneira semelhante à forma como o proprietário de um imóvel segura sua casa contra danos. O vendedor da opção assume o risco do comprador e aceita um prêmio em troca. Uma análise do amplo mercado de ações dos EUA,...

Prémio de volatilidade no mercado de capitais: prémio de risco para investidores explicado | Especialista financeiro revela fatos e oportunidades
Os investidores são pagos no mercado de capitais para assumir riscos. Você investe em empresas comprando ações ou títulos e, em troca, espera um retorno na forma de aumentos de preços ou dividendos. Mas como podem os investidores cobrir o seu risco? É aqui que entra em jogo o prémio de volatilidade.
O prêmio de volatilidade refere-se a uma transação de seguro em que participantes do mercado avessos ao risco compram opções de venda para cobrir seus riscos no mercado de ações. O comprador da opção de venda segura sua carteira de ações de maneira semelhante à forma como o proprietário de um imóvel segura sua casa contra danos. O vendedor da opção assume o risco do comprador e aceita um prêmio em troca.
Uma análise do amplo mercado accionista dos EUA, o S&P 500, mostra que o prémio de volatilidade é um dos prémios claramente justificáveis e verificáveis no mercado de capitais. As opções do S&P 500 são muito fáceis de negociar e estão entre as mais líquidas do mundo. No mercado de opções, é feita uma distinção entre volatilidade implícita e realizada. A volatilidade implícita expressa a flutuação esperada do mercado de ações, enquanto a volatilidade realizada reflete a flutuação real. Normalmente, demasiado risco é atribuído às opções, resultando num prémio de volatilidade que é “muito caro”.
Para analisar a atratividade do prémio de volatilidade, analisamos a evolução histórica das opções de venda no S&P 500. Nos últimos dez anos, uma opção de venda com prazo de dois meses custou, em média, mais de 2,2 vezes mais do que o justificado pela volatilidade realizada. Isto mostra que um prémio de risco pode ser ganho pela venda de opções de venda.
Porém, é importante ressaltar que sempre há “danos” no mercado de capitais em que o vendedor das opções pode perder dinheiro. Portanto, é necessária uma gestão profissional e experiente para tornar o prêmio de volatilidade atraente no longo prazo.
Globalmente, o prémio de volatilidade é um prémio claramente justificável e verificável no mercado de capitais. Os investidores podem se beneficiar vendendo opções de venda e retendo o prêmio. Porém, é importante compreender os riscos e ter uma gestão profissional para limitar possíveis perdas.
De acordo com um relatório de www.dasinvestment.com,
Leia o artigo fonte em www.dasinvestment.com