Estrategista de Wall Street alerta sobre reveses: mercados de ações dos EUA sobrecomprados e vulneráveis
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados de ações dos EUA estão em alta desde o final de outubro. A brilhante recuperação de final de ano garantiu que 2023 fosse um ano fantástico para o mercado de ações. O resultado final foi que o índice de referência dos EUA registou um aumento de 24%. O índice tecnológico Nasdaq 100 chegou a ganhar cerca de 54%, enquanto o Dow Jones Industrial Average terminou o ano com uma subida de 13%. No entanto, após a mais longa sequência de vitórias desde 2004 – o S&P 500 subiu durante nove semanas consecutivas – o mercado está massivamente sobrecomprado. Isso poderia tornar os mercados de ações vulneráveis a uma...

Estrategista de Wall Street alerta sobre reveses: mercados de ações dos EUA sobrecomprados e vulneráveis
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
Os mercados de ações dos EUA estão em alta desde o final de outubro. A brilhante recuperação de final de ano garantiu que 2023 fosse um ano fantástico para o mercado de ações. O resultado final foi que o índice de referência dos EUA registou um aumento de 24%. O índice tecnológico Nasdaq 100 chegou a ganhar cerca de 54%, enquanto o Dow Jones Industrial Average terminou o ano com uma subida de 13%. No entanto, após a mais longa sequência de vitórias desde 2004 – o S&P 500 subiu durante nove semanas consecutivas – o mercado está massivamente sobrecomprado. Isto significa que os mercados bolsistas estarão provavelmente vulneráveis a um revés.
Esta é também a opinião de um importante estrategista de Wall Street, que assume que as ações dos EUA farão uma pequena pausa após a recuperação do Natal. Do ponto de vista sazonal, a probabilidade de uma correção também aumenta. Estatisticamente falando, muitas vezes há um revés em Janeiro, antes que as coisas comecem a subir novamente. Como relata a Bloomberg, a Oppenheimer Asset Management acredita que os mercados de ações dos EUA irão respirar fundo após os seus rápidos ganhos antes que surja um potencial novo catalisador com a próxima temporada de lucros.
Os investidores que aguardam a continuação do aumento de 16% do S&P 500 nas últimas semanas não terão de esperar muito. Mas poderá haver um período de consolidação antes que as empresas norte-americanas comecem a publicar os seus resultados no final da próxima semana.
Em termos de impacto no mercado, o recuo esperado poderá conduzir a um período de consolidação a curto prazo. Isso pode fazer com que os preços caiam à medida que investidores e investidores se preparam para a próxima temporada de lucros. Uma correção em janeiro não seria uma surpresa e estatisticamente já aconteceu no passado.
No entanto, o estrategista de Wall Street, John Stoltzfus, permanece otimista em 2024, prevendo que o S&P 500 atingirá 5.200 antes do final do ano. Isto, por sua vez, poderia criar um clima positivo no mercado e empurrar novamente os mercados de ações para cima no curto prazo.
As próximas semanas serão, portanto, cruciais, à medida que começa a temporada de relatórios do quarto trimestre e os participantes do mercado aguardam os resultados trimestrais das empresas. A perspectiva de Stoltzfus mostra que os mercados accionistas continuam a ter potencial para subir, apoiados pela melhoria dos fundamentos e pela recuperação esperada das taxas de juro pela Fed.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de