Por que os mercados de ações estão otimistas – análise de Yves Bonzon, diretor de investimentos da Julius Baer
De acordo com um relatório de www.fuw.ch, Yves Bonzon, diretor de investimentos da Julius Baer, escreve que a posição inicial dos mercados de ações é completamente diferente da do início de 2023. O pessimismo dos mercados durou grande parte de 2023, mas os investidores “capitularam” em novembro e adotaram uma visão mais positiva. O índice de volatilidade Vix está sendo negociado perto de mínimos históricos, em 12,6 pontos. Bonzon também baseia a sua conclusão no estreitamento dos spreads de alto rendimento dos EUA e nas diferenças de avaliação entre sectores de diferentes mercados com base em médias históricas. Ele lê aqui que os mercados esperam um declínio na inflação em direção à meta de 2% dos bancos centrais, um crescimento moderado na economia global e um aumento...

Por que os mercados de ações estão otimistas – análise de Yves Bonzon, diretor de investimentos da Julius Baer
De acordo com um relatório de www.fuw.ch, escreve Yves Bonzon, chefe de investimentos da Julius Baer, que a posição inicial das bolsas é completamente diferente da do início de 2023. O pessimismo nos mercados durou grande parte de 2023, mas os investidores “capitularam” em novembro e adotaram uma visão mais positiva. O índice de volatilidade Vix está sendo negociado perto de mínimos históricos, em 12,6 pontos. Bonzon também baseia a sua conclusão no estreitamento dos spreads de alto rendimento dos EUA e nas diferenças de avaliação entre sectores de diferentes mercados com base em médias históricas. Ele lê isto que os mercados esperam uma descida da inflação em direcção ao objectivo de 2% dos bancos centrais, um crescimento moderado na economia global e um aumento dos lucros empresariais nos EUA. Ele vê que o maior risco – para além dos choques externos inesperados – reside numa aceleração do crescimento, o que tornaria menos prováveis cortes nas taxas de juro.
As perspectivas mais positivas dos investidores e as leituras do índice de baixa volatilidade sugerem que os mercados estão optimistas. Isto poderá levar a um novo aumento nos preços das ações, uma vez que os investidores podem estar dispostos a assumir mais riscos e investir no mercado de ações. A redução dos spreads de alto rendimento nos EUA sugere um aumento da confiança na economia e nas empresas, o que também poderá levar a uma procura mais forte de acções. No entanto, mantém-se o risco de uma aceleração do crescimento, o que poderá levar a uma política monetária menos acomodatícia e pesar nos mercados.
Globalmente, a evolução actual aponta para um clima positivo nos mercados bolsistas, sinalizando um maior crescimento e um aumento dos lucros das empresas. Isto poderia encorajar os investidores a investir no mercado de ações e levar a um maior movimento ascendente dos preços. No entanto, os profissionais financeiros devem continuar a monitorizar os riscos, particularmente no que diz respeito a possíveis choques externos inesperados e a uma possível aceleração do crescimento.
Leia o artigo original em www.fuw.ch