Quem são os compradores de ações e por que são otimistas? Especialista financeiro explica o contexto psicológico
De acordo com um relatório do www.faz.net, isso mostra mais uma vez que muitos compradores de ações estão otimistas. Eles investem porque acreditam que tudo vai dar certo no final. Mas esta atitude também pode levar muitos participantes no mercado a esquecerem como surgiram as crises financeiras anteriores. É significativo que os investidores no mercado de ações tenham frequentemente memória curta, especialmente quando se trata da evolução das taxas de juro. Após um período de política de taxas de juro zero que se seguiu à crise financeira há 15 anos, muitos investidores parecem ter esquecido que isto conduziu a um ambiente económico instável. Porque não foi precisamente a política de taxa de juro zero que levou a uma agitação massiva e...

Quem são os compradores de ações e por que são otimistas? Especialista financeiro explica o contexto psicológico
De acordo com um relatório de www.faz.net, mostra mais uma vez que muitos compradores de ações estão otimistas. Eles investem porque acreditam que tudo vai dar certo no final. Mas esta atitude também pode levar muitos participantes no mercado a esquecerem como surgiram as crises financeiras anteriores.
É significativo que os investidores no mercado de ações tenham frequentemente memória curta, especialmente quando se trata da evolução das taxas de juro. Após um período de política de taxas de juro zero que se seguiu à crise financeira há 15 anos, muitos investidores parecem ter esquecido que isto conduziu a um ambiente económico instável. Porque não foi precisamente a política de taxa de juro zero que levou a uma agitação massiva e a uma crise geral?
É importante que os investidores se lembrem dos acontecimentos passados e não apenas sejam optimistas quanto ao futuro, mas também fiquem atentos aos riscos e problemas. Uma atitude demasiado optimista pode levar a riscos excessivos que poderão provocar um novo colapso do mercado.
Como especialista financeiro, é minha função salientar que o passado é um professor importante – especialmente no setor financeiro. Embora as atitudes optimistas sejam importantes, não devem levar ao esquecimento de erros e crises históricas. Só analisando de forma equilibrada o passado e a situação actual é que os investidores poderão tomar decisões bem-sucedidas a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.faz.net