Quanto as ações flutuam em comparação com os fundos? A Geração Z subestima o papel dos fundos e mostra uma pronunciada ilusão de competência.
Segundo reportagem do www.br.de, a Geração Z está conquistando as bolsas de valores, mas sofre de uma ilusão de competência. Um inquérito mostra que uma proporção significativa de jovens entre os 18 e os 24 anos dá respostas incorrectas a questões financeiras, mas ao mesmo tempo considera-se bem informada. Isto sugere que muitos jovens investidores podem estar excessivamente confiantes na sua literacia financeira. Além disso, a pesquisa mostra que a Geração Z tem maior probabilidade do que outras faixas etárias de comprar e vender ações com frequência e tem maior apetite pelo risco. Isto pode dever-se ao facto de obterem cada vez mais informações financeiras das redes sociais e de outras fontes não seguras. Como …

Quanto as ações flutuam em comparação com os fundos? A Geração Z subestima o papel dos fundos e mostra uma pronunciada ilusão de competência.
De acordo com um relatório de www.br.de,
A Geração Z está a conquistar as bolsas de valores, mas sofre de uma ilusão de competência. Um inquérito mostra que uma proporção significativa de jovens entre os 18 e os 24 anos dá respostas incorrectas a questões financeiras, mas ao mesmo tempo considera-se bem informada. Isto sugere que muitos jovens investidores podem estar excessivamente confiantes na sua literacia financeira. Além disso, a pesquisa mostra que a Geração Z tem maior probabilidade do que outras faixas etárias de comprar e vender ações com frequência e tem maior apetite pelo risco. Isto pode dever-se ao facto de obterem cada vez mais informações financeiras das redes sociais e de outras fontes não seguras.
Como especialista financeiro, posso analisar os efeitos desta evolução nos mercados e no sector financeiro. A Geração Z, que representa uma parcela significativa da população devido ao seu tamanho, poderá mudar o comportamento geral dos investidores. Se um grande número de jovens investidores tender a negociar com mais frequência e a seguir estratégias de investimento mais arriscadas, isso poderá levar a um aumento da volatilidade nos mercados. Isto também poderá afetar os gestores de fundos e os consultores financeiros, que poderão enfrentar um número crescente de investidores que assumem riscos injustificados.
Seria aconselhável que as instituições financeiras e as instituições educativas intensificassem os seus esforços para reforçar a literacia financeira da Geração Z e educá-los sobre estratégias de investimento passivo e de longo prazo. Isto poderia ajudar a promover o desenvolvimento sustentável da cultura de capital e garantir que os jovens investidores tomem decisões informadas. Com a formação e a informação adequadas, os jovens de amanhã poderão tornar-se os vencedores dos lucros de amanhã.
Leia o artigo fonte em www.br.de