Opções de dia zero: como as opções 0DTE causaram a queda do S&P 500 – análise de um especialista financeiro
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, ontem houve uma queda repentina nos preços nas bolsas de valores dos EUA sem qualquer notícia estimulante. O principal índice dos EUA, S&P 500, fechou em queda de 1,5% – a maior perda diária desde setembro. Segundo observadores do mercado, as “opções de dia zero”, as chamadas 0DTE, são as responsáveis pela queda dos preços. O enorme volume no mercado de opções e os prazos curtos destas negociações podem desencadear fortes movimentos de preços. Opções de dia zero fazem o S&P 500 quebrar. As opções 0DTE são as negociações de derivativos mais quentes e controversas deste ano. Os observadores do mercado estão culpando as opções 0DTE como as vilãs por trás da queda de ontem nos mercados de ações dos EUA. As transações de opções provavelmente foram realizadas por...

Opções de dia zero: como as opções 0DTE causaram a queda do S&P 500 – análise de um especialista financeiro
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
Ontem houve uma queda repentina dos preços nas bolsas de valores dos EUA sem qualquer notícia estimulante. O principal índice dos EUA, S&P 500, fechou em queda de 1,5% – a maior perda diária desde setembro. Segundo observadores do mercado, as “opções de dia zero”, as chamadas 0DTE, são as responsáveis pela queda dos preços. O enorme volume no mercado de opções e os prazos curtos destas negociações podem desencadear fortes movimentos de preços.
Opções de dia zero causam queda do S&P 500
As opções 0DTE são as negociações de derivativos mais quentes e controversas deste ano. Os observadores do mercado estão culpando as opções 0DTE como as vilãs por trás da queda de ontem nos mercados de ações dos EUA. As negociações de opções foram provavelmente desencadeadas pelo terreno de sobrecompra do S&P 500, volume limitado de negociações devido aos próximos feriados e alto volume de opções de venda 0DTE com vencimento em 24 horas.
De acordo com Matthew Tym, chefe de negociação de derivativos de ações da Cantor Fitzgerald LP, o ambiente de mercado estava propício para a queda de ontem devido à sobrecompra dos mercados de ações. O mercado caiu de uma máxima intradiária para o fechamento, resultando em uma queda de 1,5% em relação ao fechamento anterior. O índice de força relativa atingiu níveis normalmente observados antes de um declínio, e o barómetro do medo de Wall Street – o VIX – subiu acentuadamente.
0DTE sob crítica
O aumento explosivo na negociação de contratos 0DTE continua a ser discutido criticamente. Embora os investidores institucionais utilizem estas opções para se protegerem contra riscos de curto prazo, os investidores de retalho podem fazer grandes apostas com pequenos montantes de capital investidos. Marko Kolanovic, do JPMorgan, alerta que a popularidade do produto corre o risco de repetir choques passados. A empresa de análise de opções SpotGamma e a empresa de análise de derivativos Asym 500 atribuem a ação do preço de ontem às opções 0DTE.
Segundo os estrategas da Bloomberg, as opções de curto prazo têm um impacto ainda maior num mercado de férias ilíquido. Os acontecimentos de ontem deixaram claro aos participantes do mercado que a participação nos mercados bolsistas envolve riscos em ambos os sentidos e que isto foi facilmente esquecido nas últimas semanas.
Portanto, o uso de opções 0DTE tem o potencial de desencadear fortes movimentos de preços nos mercados de ações. Uma vez que estas negociações de opções são utilizadas não apenas por investidores profissionais, mas também por comerciantes privados, é importante que os investidores acompanhem atentamente a evolução do mercado de opções, a fim de avaliar o impacto potencial no mercado global.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de