O medo das taxas de juro está a causar pesadas perdas no mercado de ações alemão
Leia os últimos desenvolvimentos no mercado de ações - As ações alemãs caem devido a receios sobre taxas de juro e tensões geopolíticas. Saiba mais em Kölner Stadt-Anzeiger. #mercado de ações #finanças #mercado de ações

O medo das taxas de juro está a causar pesadas perdas no mercado de ações alemão
Em resposta aos receios crescentes de que as taxas de juro permanecerão elevadas, o mercado de ações alemão reagiu com pesadas perdas na terça-feira. O DAX deu continuidade à correção que vinha ocorrendo desde o início de abril e fechou em queda de 1,44%, em 17.766,23 pontos. Como resultado, o aumento desde o início do ano caiu para seis por cento. O MDax das ações do mercado de ações de médio porte também perdeu 1,79 por cento, para 25.973,85 pontos.
Os rendimentos no mercado de títulos dos EUA subiram temporariamente para 4,7% para títulos de dez anos. Os investidores estão a começar a duvidar se haverá algum corte nas taxas este ano, dados os fortes dados económicos dos EUA e a inflação persistente. Este “medo das taxas de juro” mantém os investidores firmemente sob seu controle e o nervosismo geral aumenta a cada queda dos preços, de acordo com o especialista em mercados financeiros Andreas Lipkow.
Além disso, as preocupações sobre uma nova escalada no Médio Oriente pairam sobre o mercado, uma vez que Israel afirma que não deixará o grande ataque iraniano sem resposta e está a considerar novas medidas.
A Fresenius registou o maior lucro no Dax, com um aumento de 4,6 por cento. A empresa anunciou o lançamento nos EUA do biossimilar Tyenne, um produto imitador de um anticorpo anteriormente protegido por patente.
No entanto, no que diz respeito a acções automóveis como a Porsche AG e a BMW, registaram-se perdas de cerca de três por cento cada. As ações siderúrgicas, como a Salzgitter e a Thyssenkrupp, também sofreram perdas devido ao elevado nível recorde das exportações chinesas de aço, que estão a ter um impacto negativo nos fabricantes europeus.
O EuroStoxx 50 perdeu 1,35 por cento para 4.916,99 pontos, enquanto as bolsas de Paris e Londres também registaram perdas significativas. Nas bolsas de valores de Nova Iorque, porém, registaram-se ligeiros ganhos no fecho do mercado europeu.
O euro estava sendo negociado a US$ 1,0625 após o fechamento do mercado. O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de referência em 1,0637 dólares norte-americanos durante a tarde.
No mercado obrigacionista, o rendimento atual subiu de 2,43 por cento para 2,49 por cento, enquanto o índice de obrigações Rex caiu 0,27 por cento para 124,72 pontos. Os futuros do Bund caíram 0,50 por cento, para 131,25 pontos.