Bolsas para a Universidade Médica de Brandemburgo: Acordo alcançado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Brandenburg está planejando mudanças no orçamento duplo de 2025/26, mais subsídios para a faculdade de medicina e investimentos em educação.

Brandenburg plant Änderungen am Doppelhaushalt 2025/26, mehr Zuschüsse für die Medizinische Hochschule und Bildungsinvestitionen.
Brandenburg está planejando mudanças no orçamento duplo de 2025/26, mais subsídios para a faculdade de medicina e investimentos em educação.

Bolsas para a Universidade Médica de Brandemburgo: Acordo alcançado!

O líder do grupo parlamentar do SPD de Brandemburgo, Björn Lüttmann, anunciou hoje que os subsídios para a Escola Médica de Brandemburgo (MHB) em Neuruppin serão cortados menos do que o inicialmente planejado. Em 2025 e 2026, a universidade receberá um total de 2,6 milhões de euros a mais do que o previsto na primeira minuta do duplo orçamento. Para 2025, o subsídio manter-se-á nos 6,6 milhões de euros, enquanto para 2026 será reduzido para 6 milhões de euros.

O acordo sobre as subvenções foi qualificado como um agradecimento ao MHB. O plano original era cortar o financiamento em 1,6 milhões de euros por ano, para cinco milhões de euros. Neste contexto, o SPD e o parceiro de coligação BSW introduziram mais de 40 alterações ao duplo orçamento. Outras mudanças, incluindo cortes nos benefícios familiares, estão previstas para uma reunião futura.

Mudanças no setor educacional

A coligação também está a planear cortes no financiamento da educação que poderão levar a uma redução dos cargos docentes. O número de horas semanais dos professores em tempo integral será aumentado, mas sem aumento da jornada de trabalho. Para cobrir a perda de aulas, o orçamento para horas de substituição será aumentado em 1,5 milhões de euros este ano e em 3,6 milhões de euros no próximo ano. Além disso, 700 alunos de formação de professores trabalharão como auxiliares em escolas para adquirir experiência profissional prática.

Além disso, o pacto de saúde no Ministério da Saúde será aumentado de 9 para 11 milhões de euros. Apesar destes aumentos, os cortes têm de ser feitos noutros lugares, o que, entre outras coisas, resulta numa redução de fundos para a campanha de recrutamento de professores do estado em 1,5 milhões de euros. O líder do grupo parlamentar da CDU, Jan Redmann, anunciou alterações no valor de cerca de 50 milhões de euros, incluindo propostas para mudanças estruturais na força de trabalho e nos funcionários públicos, bem como novos investimentos em infra-estruturas.

Relatado mais sobre isso corrente final e Correio do Norte.