BDI pede mais armamentos: alerta vermelho para a Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

BDI e BDA exigem mais responsabilidade na política de segurança. A Conferência de Segurança de Munique discute tensões internacionais.

BDI und BDA fordern mehr Verantwortung in Sicherheitspolitik. Münchner Sicherheitskonferenz diskutiert internationale Spannungen.
BDI e BDA exigem mais responsabilidade na política de segurança. A Conferência de Segurança de Munique discute tensões internacionais.

BDI pede mais armamentos: alerta vermelho para a Alemanha!

Em 12 de janeiro de 2025, a BDI (Federação das Indústrias Alemãs) informou sobre os requisitos para a Alemanha assumir mais responsabilidades no que diz respeito à segurança e defesa. Numa mensagem clara, o BDI declarou que “o tempo do dividendo da paz acabou”. Esta declaração é interpretada como um apelo ao aumento do armamento, das exportações de armas e das operações militares.

O BDI é parceiro da Conferência de Segurança de Munique, que acontecerá de 14 a 16 de fevereiro de 2025. Uma contramanifestação central está prevista para 15 de fevereiro de 2025 em Munique, que tratará da luta global pelo poder e seus efeitos sobre os trabalhadores. Os elevados gastos em projectos de armamento são criticados, enquanto são feitos cortes nos sectores da educação, saúde e social. Isto leva a um fosso crescente entre as classes sociais mais ricas e mais pobres. A contra-manifestação apela à superação do sistema capitalista e à luta por uma perspectiva socialista, com o slogan: "Combater o capital até que a paz vença! Pela paz e pelo socialismo!"

Conferência de segurança e tensões internacionais

A 55ª Conferência de Segurança de Munique (MSC) abordará as actuais tensões internacionais e a preservação da ordem mundial liberal. O título do atual relatório de segurança de Munique é “O grande quebra-cabeça: quem quer juntar os cacos”. Um aspecto fundamental é a concorrência entre os EUA, a Rússia e a China, com o presidente do BDI, Dieter Kempf, a alertar que “esperar é o maior risco”. Sendo a maior economia da Europa, a Alemanha não pode permitir-se permanecer passiva.

Uma pesquisa do Pew Research Center mostra que a população alemã considera importante o envolvimento da Alemanha na política internacional. Além disso, considera-se necessária uma política externa e de segurança comum na Europa para poder enfrentar os futuros desafios globais. O BDI está ativamente envolvido nas discussões para promover o diálogo sobre questões de segurança durante o MSC. O BDI também faz recomendações sobre regulamentação e questões éticas na área de inteligência artificial (IA) em segurança e defesa.

Além disso, o BDI apela à proibição dos sistemas de armas autónomos (LAWS) e sublinha que as decisões sobre a vida ou a morte devem sempre caber às pessoas. É destacada a necessidade de uma cooperação mais estreita no desenvolvimento e aquisição de sistemas de armas. Projetos como o FCAS e o MGCS entre a Alemanha e a França mostram potencial para a cooperação bilateral em matéria de armamento. O pano de fundo destes esforços é também a crescente importância da política de segurança do espaço, cujo mercado deverá crescer para mais de 2.700 mil milhões de dólares até 2040.

Para mais informações sobre este tema consulte Indymedia e BDI.