Dinheiro dos cidadãos na Alemanha: quem realmente beneficia com ele?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra quem recebe benefícios de cidadão na Alemanha, quais são as tendências demográficas e como a reforma afeta o mercado de trabalho.

Erfahren Sie, wer das Bürgergeld in Deutschland erhält, welche demografischen Trends bestehen und wie die Reform den Arbeitsmarkt beeinflusst.
Descubra quem recebe benefícios de cidadão na Alemanha, quais são as tendências demográficas e como a reforma afeta o mercado de trabalho.

Dinheiro dos cidadãos na Alemanha: quem realmente beneficia com ele?

A partir do início de 2023, a segurança básica para quem procura emprego na Alemanha foi renomeada como benefício de cidadão, deixando de ser conhecido como Hartz IV. Esta reforma inclui um aumento dos benefícios financeiros, uma redução da burocracia e melhorias na reintegração no mundo do trabalho. Um novo aumento do dinheiro dos cidadãos já está previsto para 2024.

Apesar das mudanças positivas, há críticas. Há oposição dos críticos, especialmente da esfera política de direita, que exigem que os desempregados de longa duração não sejam apoiados e que milhões de pessoas vivam à custa do Estado. No entanto, estas afirmações foram refutadas pelo coletivo de pesquisa Correctiv.

Números atuais e dados demográficos dos beneficiários de benefícios dos cidadãos

Em 2023, mais de 84,6 milhões de pessoas viviam na Alemanha, sendo o aumento populacional em 2022 devido à migração em resultado da guerra na Ucrânia. A tendência voltou ao normal em 2023 e situou-se na média dos últimos dez anos. Em junho de 2024, cerca de 5,5 milhões de pessoas recebiam o benefício de cidadão, o que corresponde a cerca de 6,5% da população. Isto representa um aumento de 0,7% no número de beneficiários de benefícios de cidadãos face ao ano anterior.

A distribuição dos beneficiários de benefícios dos cidadãos mostra que 77% vivem na Alemanha Ocidental e 23% na Alemanha Oriental. Dos 5,5 milhões de cidadãos beneficiários de benefícios, 2,9 milhões são cidadãos alemães, o que representa 52,7% do total. Além disso, 47,3% dos beneficiários não são cidadãos alemães. A maioria dos estrangeiros que recebem benefícios de cidadania vem dos seguintes países:

  • Ukraine: 716.979
  • Syrien: 517.839
  • Afghanistan: 200.456 (Anstieg um 9,7% zum Vorjahr)

Cerca de 1,6 milhões de pessoas que recebem benefícios de cidadania não conseguem trabalhar, por exemplo devido à idade ou a motivos de saúde. Além disso, mais de 2,6 milhões de beneficiários de benefícios de cidadãos têm menos de 30 anos, o que corresponde a 47,7% do total. A distribuição de género entre os beneficiários mostra uma ligeira preponderância de mulheres com 50,4% em comparação com 49,6% de homens.

Mais detalhes sobre as estatísticas também estão disponíveis no site Agência Federal de Emprego visível.

Para uma visão mais aprofundada das distribuições demográficas e dos números específicos que envolvem o dinheiro dos cidadãos, a informação também pode ser encontrada em Correio Sul ser usado.