A recuperação da Alemanha em perigo: BDI alerta para terceiro ano de crise!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O BDI prevê outro ano de recessão na Alemanha em 2025. São urgentemente necessárias reformas importantes.

Der BDI prognostiziert für 2025 ein weiteres Rezessionsjahr in Deutschland. Wichtige Reformen sind dringend erforderlich.
O BDI prevê outro ano de recessão na Alemanha em 2025. São urgentemente necessárias reformas importantes.

A recuperação da Alemanha em perigo: BDI alerta para terceiro ano de crise!

A associação industrial BDI prevê mais um ano de recessão na Alemanha em 2025. De acordo com as informações mais recentes, a produção económica do país deverá diminuir 0,1 por cento. Em contraste, a economia global deverá crescer 3,2% e a zona euro 1,1%.

O presidente do BDI, Peter Leibinger, expressou preocupação com a grave situação e descreveu o clima na economia alemã como “miserável”. Se houver novas tarifas especiais por parte dos EUA, a contracção da economia alemã poderá até aumentar para quase 0,5 por cento. Este seria o terceiro ano consecutivo de recessão, um desenvolvimento sem precedentes na história económica alemã.

Reformas necessárias exigidas

O novo chefe do BDI critica particularmente o facto de os governos terem adiado reformas importantes nos últimos anos. Apela a uma agenda clara para mais crescimento, especialmente após as eleições federais no final de Fevereiro, e sublinha que as empresas precisam de sinais oportunos de alívio.

Dado o âmbito financeiro limitado, as prioridades devem ser definidas no orçamento. As medidas necessárias incluem a redução da burocracia, a redução dos preços da energia e investimentos em infra-estruturas. O BDI vê a actual crise económica como auto-infligida e apela a reformas estruturais.

A maioria das expectativas de exportação da indústria tem sido negativa há mais de 20 meses. Segundo o Instituto Ifo, o nível mais baixo de expectativas de exportação num ano foi registado em -7,3 pontos. Em 2023, a produção económica alemã encolheu 0,3 por cento, enquanto se espera um declínio de 0,2 por cento para 2024. No entanto, o governo federal espera um aumento de 0,3 por cento para 2025.

Para focar na situação da economia alemã, terá lugar na quarta-feira o “Dia de Alerta Económico”, no qual participarão mais de 100 associações e empresas, embora o BDI não faça parte desta aliança.