Grimm adverte: O aumento do desemprego ameaça a indústria alemã!
Problemas económicos na Alemanha: Grimm alerta para o aumento do desemprego em 2025 e apela a programas de investimento.
Grimm adverte: O aumento do desemprego ameaça a indústria alemã!
A situação no mercado de trabalho alemão está a tornar-se cada vez mais alarmante. A economista Veronika Grimm prevê um ligeiro aumento do desemprego em 2025, especialmente no setor industrial. De acordo com Grimm, as indústrias estabelecidas nas quais a Alemanha era anteriormente líder global estarão sob forte pressão. “Nem todos conseguirão manter o emprego atual”, alerta ela em entrevista ao jornal Bild. Contudo, com a procura simultânea de trabalhadores qualificados, ela espera que o desemprego aumente apenas moderadamente. No entanto, muitos funcionários não conseguiriam manter os níveis salariais anteriores se mudassem de emprego, o que significa: “Muitos vão trazer menos dinheiro para casa”, disse o professor de economia, que é membro do Conselho Consultivo do Governo Federal desde 2020, descrevendo como tagesschau.de relatado.
Em novembro de 2024, 2,774 milhões de pessoas estavam registadas como desempregadas na Alemanha, o que corresponde a uma diminuição de 17 mil face ao mês anterior. Contudo, com ajuste sazonal, o número aumentou em 7.000, o que sublinha os problemas persistentes no mercado de trabalho. Em comparação com o ano passado, o desemprego aumentou em 168 mil, uma tendência preocupante atribuída à fraca economia. Tendo em conta os desafios económicos, Grimm apela a um programa económico abrangente para promover investimentos na Alemanha. “Onde, por exemplo, estão planeados encerramentos de fábricas, os políticos devem ajudar a garantir a criação de novas empresas”, continuou ela. As suas medidas deverão também ajudar a apoiar a mudança estrutural necessária na economia, a fim de enfrentar os desafios do futuro faz.net.
Vários factores estão a influenciar a situação tensa: as falências de empresas estão a aumentar, as perspectivas de exportação são sombrias e os elevados preços da energia estão a colocar um fardo adicional sobre a Alemanha como local de negócios. O governo federal espera um ligeiro declínio do produto interno bruto em 2024 e um crescimento mínimo de 1,1 por cento em 2025. Os problemas estruturais existentes permanecem sem solução até que os políticos implementem reformas decisivas e se libertem de uma ligação estreita entre a política e os negócios, o que levou à inércia. Isto poderá ser crucial para conduzir a economia alemã a um futuro mais estável.