Crise de investimento na Alemanha: O futuro da indústria de leasing está em risco?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O relatório do mercado de leasing 2025 destaca a crise de investimento na Alemanha e o seu impacto em vários setores económicos.

Der Leasing-Marktbericht 2025 beleuchtet die Investitionskrise in Deutschland und deren Auswirkungen auf verschiedene Wirtschaftssektoren.
O relatório do mercado de leasing 2025 destaca a crise de investimento na Alemanha e o seu impacto em vários setores económicos.

Crise de investimento na Alemanha: O futuro da indústria de leasing está em risco?

A crise de investimento na Alemanha, que já era perceptível em 2024, continua no corrente ano. De acordo com um relatório do Instituto Económico Alemão (IW), o volume de formação bruta real de capital fixo caiu 2,7 por cento em 2024. Isto significa que o nível de investimento está 6,3 por cento abaixo dos valores do ano pré-Corona de 2019. As convulsões geopolíticas levaram à diminuição da procura externa de bens de capital alemães, o que está a afectar ainda mais a competitividade internacional da Alemanha.

As incertezas no rumo da transformação da política energética causam incerteza adicional, enquanto os défices de infra-estruturas tornam mais difícil uma ofensiva de investimento sustentável. A indústria de leasing continua dominada pelo leasing de equipamentos, que representa 86 por cento dos negócios. Contudo, o volume de investimento em leasing de equipamentos caiu 4,3 por cento. Em contrapartida, o arrendamento imobiliário aumentou 8,5 por cento, mas ainda tem uma pequena quota de mercado. Além disso, o volume de compra de aluguéis caiu 5,3%.

O mercado de arrendamento está mudando

A taxa de arrendamento para bens de capital móveis caiu ligeiramente de 26,2 para 26,1 por cento. O que é particularmente digno de nota é que o aluguer de automóveis e carrinhas continua a desempenhar um papel importante, apesar de um declínio de 2,0 por cento. No entanto, observou-se uma evolução positiva na área dos autocarros, camiões, reboques e carrinhas, que aumentaram 1,2 por cento. Os bens de capital agrícolas e a tecnologia médica também apresentam tendências positivas, mas apenas estão representados com uma pequena quota de mercado.

Um resultado alarmante é a diminuição dos volumes de locação nas áreas de veículos aéreos, ferroviários e aquáticos, que foram reduzidos em 53,2 por cento. A indústria de leasing também está a registar um aumento no número de carros puramente eléctricos (BEV) recentemente registados, que aumentaram 0,3% para 215.500 veículos. A percentagem de leasing de BEVs em novos registos aumentou para 56 por cento em 2024, em comparação com 41 por cento em 2023. O inquérito da associação IW indica mais fraquezas de investimento para o próximo ano. A maioria das associações olha para o futuro com perspectivas de investimento negativas e enfatiza a necessidade de desenvolver perspectivas claras para as infra-estruturas públicas, a fim de estimular a actividade de investimento do sector privado.

Para obter informações detalhadas sobre o relatório do mercado de leasing 2024, mais informações podem ser encontradas em Relatório do Instituto Econômico Alemão bem como em Associação de Locação encontrar.