Tempo de crise: Como proteger adequadamente seus ativos!
Em tempos de incerteza económica, fornecemos informações sobre investimentos seguros, proteção de depósitos e estratégias financeiras na Alemanha.

Tempo de crise: Como proteger adequadamente seus ativos!
Na Alemanha, as regulamentações legais protegem as poupanças dos consumidores, o que é de importância central em tempos de incerteza política e económica. De acordo com um relatório recente da Ruhr24 A taxa de poupança será de 11,5 por cento em 2024, valor que só atingirá os valores durante a pandemia. No entanto, o economista Michael Stappel alerta contra o acúmulo excessivo de crédito nas contas, pois isso pode levar à perda de valor.
A Sparkasse recomenda a criação de um colchão financeiro de pelo menos dois a três salários líquidos mensais. Com um salário líquido de 3.000 euros, deverá haver entre 6.000 e 9.000 euros na conta corrente. O seguro de depósitos legal na Alemanha protege depósitos de até 100.000 euros por cliente e banco. Para contas conjuntas, como as de casais, estão segurados até 200.000 euros.
Detalhes de proteção de depósito
Em caso de insolvência bancária, o Estado protege os depósitos até 100.000 euros, embora no processo de insolvência devam ser reclamados créditos mais elevados, o que acarreta um risco de perdas. De acordo com a Lei do Seguro de Depósitos (EinSiG), o pedido de indemnização é geralmente limitado a 100.000 euros, mas pode ser limitado em certos casos, como: B. para valores que não são pagos regularmente, até 500.000 euros.
O seguro legal de depósitos na Alemanha, em vigor desde 2011, estipula que os clientes possam aceder ao seu dinheiro no prazo de sete dias úteis em caso de insolvência do banco Conta poupança relatado. Além disso, a franquia de 10% foi abolida. O financiamento provém das taxas de adesão dos bancos e não do dinheiro dos contribuintes, e o Estado alemão prometeu fornecer segurança total durante a crise financeira.
- Ab dem 1. Januar 2025 wird die zusätzliche Absicherung für private Sparer von 15% des Bankkapitals auf 8,75% reduziert.
- Die Deckelung der Sicherungsbeträge sieht vor, dass ab dem 1. Januar 2025 nur noch 3 Millionen Euro für private Sparer und 30 Millionen Euro für Unternehmen gesichert sind.