Novos limites de rendimento: redução do subsídio parental atinge duramente as famílias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A regulamentação do subsídio parental está a mudar: a partir de abril de 2024 o limite de rendimento diminuirá. Descubra o que isso significa para as famílias.

Elterngeld-Regelungen ändern sich: Ab April 2024 sinkt die Einkommensgrenze. Erfahren Sie, was das für Familien bedeutet.
A regulamentação do subsídio parental está a mudar: a partir de abril de 2024 o limite de rendimento diminuirá. Descubra o que isso significa para as famílias.

Novos limites de rendimento: redução do subsídio parental atinge duramente as famílias!

Na Alemanha, os pais enfrentarão alterações significativas no subsídio parental a partir de 1 de abril de 2024. O novo regulamento prevê uma redução do limite de rendimento, que no futuro será de 200 mil euros de rendimento tributável para casais e famílias monoparentais. Isto representa uma redução significativa, já que o limite anterior até 31 de março de 2024 era de 300 mil euros para casais e 250 mil euros para famílias monoparentais. Este ajuste é feito no âmbito das exigências de poupança do Ministro Federal da Fazenda, conforme explicado no site do Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Jovens (BMFSFJ).

A partir de 1 de abril de 2025, o limite de rendimento será ainda reduzido para 175 mil euros. O período relevante para o cálculo do rendimento tributável baseia-se no ano civil anterior ao nascimento da criança. Para os trabalhadores assalariados, toma-se como base os rendimentos dos 12 meses anteriores ao nascimento ou antes do início da licença de maternidade, enquanto os trabalhadores independentes devem utilizar os rendimentos do ano anterior da última liquidação fiscal. Chip.de relatado.

Mais detalhes sobre as novas regulamentações

Quanto às restantes disposições, o valor mínimo do subsídio parental mantém-se nos 300 euros, enquanto o valor máximo mantém-se nos 1.800 euros para os pais com subsídio parental líquido superior a 2.770 euros. A partir de 1 de maio de 2025 será simplificado o pedido de subsídio parental para trabalhadores independentes. O novo regulamento estipula ainda que o recebimento paralelo do subsídio parental básico será limitado ao máximo de um mês nos primeiros doze meses de vida da criança a partir de 1 de abril de 2024, com exceções para pais de bebés prematuros, nascimentos múltiplos e crianças com deficiência.

O recebimento do subsídio parental básico pode ser prorrogado até o filho completar 14 meses, desde que ambos os progenitores solicitem o subsídio parental. Este regulamento entra em vigor para os nascimentos a partir de 1º de abril de 2024, conforme explicado no site do BMFSFJ: BMFSFJ.