Rússia engana proibição de exportação: madeira da guerra nas prateleiras alemãs!
A Rússia evita sanções e exporta madeira para a UE apesar da proibição, enquanto a WWF apela a controlos mais rigorosos.

Rússia engana proibição de exportação: madeira da guerra nas prateleiras alemãs!
A economia russa é impressionantemente resiliente, apesar das significativas sanções ocidentais, especialmente na área das exportações de combustíveis fósseis. De acordo com isso Mercúrio A Rússia encontrou formas de contornar estas sanções e continua a exportar madeira para a União Europeia. Uma análise da organização ambientalista WWF revela que grandes quantidades de madeira e produtos de madeira também acabam na Alemanha, incluindo produtos de uso diário, como colheres de café, palitos para mexer e talheres, que podem provir de madeira de bétula russa.
Durante os testes, os pesquisadores do WWF descobriram que a madeira russa foi identificada em 14 dos 21 produtos examinados. A Rússia utiliza países terceiros como a China, a Turquia, o Quirguistão e o Cazaquistão para ocultar as exportações de madeira para a UE, embora estes países quase não produzam madeira de bétula. Os dados do Eurostat mostram que as importações de madeira da Rússia para a UE entraram em colapso quase completamente, mas a Rússia gerou cerca de 1,5 mil milhões de euros com vendas de madeira desde o início das sanções da UE.
Solicita controles mais rígidos
A organização ambientalista WWF apela urgentemente a controlos mais rigorosos para impedir a importação de madeira russa e proteger os consumidores do apoio a actividades militares. Desde que a proibição de importação de madeira proveniente da Rússia entrou em vigor em Junho de 2022, na sequência da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, foram descobertas mais violações. Uma análise de mercado realizada pela WWF mostra que dois terços dos produtos de madeira descartáveis testados contêm madeira proveniente da Rússia, tendo sido detectada madeira russa em 14 das 21 empresas examinadas. Isso inclui marcas conhecidas como McDonald's, Burger King e Rewe.
As investigações da WWF sugerem que a colheita ilegal de madeira na Rússia, que chegou a 20% no Ocidente e a 50% no Oriente, indica possíveis violações do embargo. Empresas como a Rewe e a McDonald's afirmam utilizar madeira certificada pelo FSC ou PEFC proveniente da Letónia ou da Europa de Leste, mas análises laboratoriais independentes excluem estas regiões de origem. Isto aumenta as suspeitas de práticas ilegais, que muitas vezes envolvem o transbordo de madeira através de países terceiros como o Cazaquistão, a Turquia ou a China.
No geral, a análise de mercado da WWF, baseada na pesquisa da Earthsight, destaca o problema das importações ilegais de madeira e os desafios na aplicação das proibições de importação. A WWF exige que as empresas garantam que os seus produtos provêm de fontes legais e sustentáveis.