Ofensiva tecnológica: é assim que os gêmeos digitais salvam a economia alemã!
Num relatório recente, o chefe do Fraunhofer IESE comenta sobre a necessidade de tecnologia e gêmeos digitais para a economia alemã.

Ofensiva tecnológica: é assim que os gêmeos digitais salvam a economia alemã!
Na actual situação económica, o chefe do Instituto Fraunhofer de Engenharia Experimental de Software (IESE) em Kaiserslautern vê que o desenvolvimento tecnológico na Alemanha está em declínio. De acordo com o seu relatório, isto é mais do que apenas uma crise económica de curto prazo. Ele destaca a necessidade de usar a tecnologia para melhorar a eficiência e enfrentar os desafios.
O líder, Prof. Lutz Liggesmeyer, vê grande potencial na implementação de modelos de linguagem sob medida para empresas. Estas poderiam permitir um desenvolvimento de software mais rápido e eficaz, especialmente através da utilização de inteligência artificial (IA) para resolver problemas padrão recorrentes. Um objetivo central é uma divisão otimizada de trabalho entre desenvolvedores de automação e de software. No entanto, Liggesmeyer ressalta que a precisão da IA precisa ser verificada para evitar as chamadas alucinações, nas quais são utilizadas inverdades.
Gêmeos digitais como solução?
Outro ponto abordado por Liggesmeyer são os gêmeos digitais – imagens digitais de objetos, processos ou sistemas físicos. Estes poderão ser particularmente úteis na indústria automóvel, na robótica e na tecnologia de controlo. A utilização de gêmeos digitais permite realizar testes com menos esforço e adaptar melhor os produtos às necessidades do cliente.
Um obstáculo no caminho para a Indústria 4.0 é que muito conhecimento é armazenado em textos impressos, como manuais, o que dificulta a automação. Portanto, a digitalização dessas informações é um primeiro passo para uma melhor usabilidade dos processos automatizados.
O conceito de gêmeos digitais inclui não apenas a representação digital de ativos físicos, mas também sistemas que coletam dados em tempo real e atualizam modelos. Esses sistemas gêmeos digitais são capazes de realizar análises, simulações e otimização, o que, por sua vez, permite insights e controle de processos e ativos físicos, como Fraunhofer IOSB descreve. A modelagem de produtos, máquinas e seus componentes é feita por meio de ferramentas digitais que contêm dados geométricos, cinemáticos e lógicos.
A implementação destas tecnologias poderá, portanto, representar um passo decisivo para uma indústria mais eficiente e sustentável na Alemanha, o que é de grande importância para a estabilidade económica.