Natal de 2024: O aumento dos preços torna os presentes um desafio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A situação económica influencia os gastos dos alemães no Natal em 2024; Pressão inflacionária e comportamento de compra em foco.

Natal de 2024: O aumento dos preços torna os presentes um desafio!

Em meio às luzes festivas e à expectativa do Natal, muitos alemães enfrentam desafios financeiros que afetam os gastos com presentes. Um inquérito realizado pela Associação Comercial Alemã mostra que, apesar de uma boa vontade de fazer compras, a situação económica desencoraja muitas pessoas. Embora, segundo um inquérito, os alemães queiram gastar uma média de 297 euros em presentes de Natal - mais dois euros do que no ano passado - os retalhistas concordam com a incerteza no sector schwaebische.de relatado. Numa pesquisa, 53% dos varejistas disseram esperar piores negócios no Natal. As razões para isto são a inflação contínua, os conflitos geopolíticos e a incerteza económica associada, que estão a fazer com que muitas pessoas se tornem mais frugais na compra de presentes.

Variedade crescente de gastos com presentes

No entanto, pela primeira vez desde 2019, os alemães planeiam gastar mais em presentes de Natal, como mostra o estudo do consumidor da EY. Face ao ano anterior, o orçamento deverá aumentar para 265 euros per capita, o que corresponde a um aumento de seis por cento. Os entrevistados tendem a doar dinheiro e vouchers, mas brinquedos e alimentos também são muito procurados. “Especialmente em tempos difíceis, muitas pessoas querem fazer algo de bom para si e para os seus entes queridos”, explica Michael Renz da EY mundo.de citado. Apesar desta perspetiva positiva, a tendência é para as compras online, estimando-se que “mais de 50 por cento dos presentes são comprados online”, colocando pressão sobre os retalhistas tradicionais.

Os retalhistas enfrentam o desafio da estagnação das vendas, uma vez que os populares descontos da Black Friday resultam em vendas elevadas a curto prazo, mas em margens de lucro baixas. As semanas de vendas seguintes mostram frequentemente um declínio nas vendas, enquanto na preparação para o festival muitos clientes já compraram os seus presentes. Esta evolução aumenta a incerteza entre os retalhistas, que são forçados a oferecer descontos adicionais para reduzir os inventários, ameaçando em última análise a rentabilidade.