Menos sentimentos escolares: foi assim que os hábitos de compra dos alemães mudaram!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma nova análise mostra como o comportamento do consumidor na Alemanha mudou desde a pandemia. A sustentabilidade está se tornando menos importante.

Eine neue Analyse zeigt, wie sich das Konsumverhalten in Deutschland seit der Pandemie verändert hat. Nachhaltigkeit verliert an Bedeutung.
Uma nova análise mostra como o comportamento do consumidor na Alemanha mudou desde a pandemia. A sustentabilidade está se tornando menos importante.

Menos sentimentos escolares: foi assim que os hábitos de compra dos alemães mudaram!

Uma análise recente da empresa de estudos de mercado NIQ mostrou que o interesse dos consumidores pela sustentabilidade na Alemanha tem diminuído desde 2019. Embora 30% dos inquiridos este ano tenham afirmado que se sentiam culpados por comportamentos não ecológicos, este número caiu para apenas 22% em 2024. Os comportamentos que não são considerados amigos do ambiente incluem a não separação de resíduos e a escolha de produtos com uma fraca classificação de bem-estar animal. O estudo baseia-se no estudo de longo prazo “NIQ Consumer Life”, no qual 2.000 pessoas na Alemanha com 16 anos ou mais são entrevistadas todos os anos.

A especialista em consumo do NIQ, Petra Süptitz, descobriu que a sustentabilidade experimentou um aumento de curto prazo durante a pandemia corona. No entanto, os consumidores tornaram-se mais sensíveis aos preços e confiam mais em campanhas de descontos. Na actual incerteza económica e na inflação, as prioridades dos consumidores estão a mudar, o que significa que a sustentabilidade é cada vez mais vista como um luxo. A vontade de fazer sacrifícios pessoais pela protecção do clima caiu de 34% em 2019 para 24% em 2024. Embora a sensibilização para a protecção ambiental se tenha tornado mais pragmática, a procura de produtos biológicos, bem como de alimentos veganos e vegetarianos, está a crescer, que continuam a crescer mais rapidamente do que os produtos convencionais.

Mudança no comportamento de compra durante a pandemia

Além disso, um estudo da Brandwatch Consumer Research pintou um quadro das mudanças nos hábitos de compra dos alemães durante a pandemia corona. O fechamento temporário de muitas lojas fez com que os consumidores passassem mais tempo online, resultando em um aumento no abandono de carrinhos. Os principais motivos para isso foram economizar dinheiro, adiar compras e, para começar, baixa intenção de compra. As empresas são aconselhadas a identificar as barreiras no processo de compra online para reduzir estes abandonos.

Curiosamente, as compras por impulso aumentaram nos primeiros meses da pandemia, seguidas de um declínio na Primavera de 2021. Os consumidores parecem estar novamente a comprar de forma mais ponderada, talvez como resultado da inflação e da incerteza económica. Embora as compras de pânico em 2020 tenham levado a prateleiras vazias, especialmente de produtos básicos e de higiene, as pré-encomendas, especialmente de produtos eletrónicos, cresceram em popularidade devido ao receio de escassez de produtos. Estes receios podem persistir no futuro, dando às empresas a oportunidade de atrair clientes através de pré-encomendas.

O comportamento de compra e a propensão do consumidor na Alemanha mostram claramente que a situação económica e a pandemia tiveram um impacto duradouro no comportamento do consumidor. De acordo com a análise do NIQ, a vontade de comprar permanece moderada, enquanto a propensão para poupar aumenta e as expectativas de rendimento são reduzidas.