Tarifas da estratégia de Trump: oportunidades e riscos para as empresas alemãs!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As elevadas tarifas de importação dos EUA estão a ter impacto na economia global, enquanto a Alemanha depende de pacotes financeiros para impulsionar o crescimento.

Hohe US-Importzölle beeinflussen die globale Wirtschaft, während Deutschland auf Finanzpakete setzt, um das Wachstum zu fördern.
As elevadas tarifas de importação dos EUA estão a ter impacto na economia global, enquanto a Alemanha depende de pacotes financeiros para impulsionar o crescimento.

Tarifas da estratégia de Trump: oportunidades e riscos para as empresas alemãs!

A administração dos EUA impôs elevadas tarifas de importação ao México, ao Canadá e à China, causando problemas jurídicos e económicos significativos. No entanto, estas tarifas foram modificadas após alguns dias em relação ao México e ao Canadá. O ambiente político alemão está a responder a estes desenvolvimentos com programas financeiros abrangentes para o rearmamento e o desenvolvimento de infra-estruturas que poderão promover o crescimento económico nos próximos anos.

Na Alemanha, o crescimento económico já é evidente nos mercados: o DAX atingiu novos máximos históricos e os valores do MDAX também subiram em conformidade. As ações europeias superaram as ações dos EUA desde o início do ano. Além disso, o euro ganhou valor em relação ao dólar americano. Um aumento histórico nas taxas de juro de meio ponto percentual nos mercados obrigacionistas é o resultado de projectos financiados por dívida, como o Foco on-line relatado.

Consequências das altas tarifas

O aumento das tarifas dos EUA, especialmente sob o Presidente Trump, poderá colocar desafios e novas oportunidades de investimento para as empresas europeias. Tilman Dumrese, do LGT Private Banking, é provável que beneficie com as tarifas as empresas com unidades de produção nos EUA, enquanto os produtores estrangeiros enfrentarão um fardo maior. Trump pretende continuar a reindustrialização da economia dos EUA durante o seu segundo mandato, prosseguindo uma abordagem que enfatiza a energia barata, a desregulamentação, as reduções fiscais e as elevadas tarifas de importação.

Tarifas mais elevadas poderão afetar particularmente a indústria automóvel, especialmente os fabricantes com cadeias de abastecimento transfronteiriças. São possíveis tarifas de 10-25% sobre certos produtos provenientes da China, México e Canadá e de 25% sobre aço e alumínio provenientes da Europa. As tarifas sobre as importações chinesas já estão em vigor, enquanto outras medidas estão actualmente a ser negociadas. As empresas que produzem localmente nos EUA são menos vulneráveis ​​às tarifas. Em 2022, foram construídos cerca de 4 milhões de veículos no México, 75% dos quais foram exportados, principalmente para os Estados Unidos. Os fabricantes de automóveis alemães produziram cerca de 900.000 veículos nos EUA em 2023, enquanto as importações da Alemanha foram de 400.000 veículos. A indústria química e as empresas farmacêuticas europeias, que exportaram produtos no valor de 36,4 mil milhões de euros para os EUA em 2023, também são afetadas pelas tarifas de importação mais elevadas LGT afirmou.