Altos e baixos do DAX: Os investidores tremem após dados econômicos fracos!
O relatório de mercado de 22 de novembro de 2024 analisa o desenvolvimento volátil do DAX e os efeitos de dados económicos fracos no sentimento dos investidores.
Altos e baixos do DAX: Os investidores tremem após dados econômicos fracos!
relatório de mercado
O mercado de ações é uma verdadeira montanha-russa de emoções! O DAX, que subiu cerca de 1%, para mais de 19.300 pontos à tarde, passou por uma montanha-russa selvagem. Após dados económicos fracos da Europa, o índice caiu inicialmente para 19.036 pontos, antes de recuperar com um vento favorável de Wall Street. Os investidores têm muito para se preparar nesta fase volátil!
Os dados económicos mais recentes são alarmantes: o índice de gestores de compras mostra que a zona euro está a caminho da recessão em Novembro, com o indicador global a cair abaixo da marca crítica de 50 pontos. O sector dos serviços é particularmente afectado, o que preocupa especialistas como Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank. “Dificilmente poderia ter sido muito pior”, alerta, apontando para a incerteza política na Alemanha e em França e para a eleição de Donald Trump como Presidente dos EUA.
Perspectivas fracas e esperanças nas taxas de juros
As perspectivas económicas sombrias estão a pressionar os bancos do DAX, que estão na parte inferior do índice. A probabilidade de provisões para empréstimos mais elevadas pesa nas previsões de lucros. Mas nem tudo está perdido: os dados económicos fracos também alimentaram esperanças de cortes nas taxas de juro, o que poderá dar um novo impulso aos mercados. Os analistas sublinham que o Banco Central Europeu (BCE) poderia reduzir ainda mais as taxas de juro para apoiar a economia.
Enquanto os índices dos EUA se baseiam nos ganhos do dia anterior e o Dow Jones subia quase 0,7 por cento, o euro parecia fraco e caiu para 1,0339 dólares – o nível mais baixo desde o final de 2022. Os investidores apostam num possível aumento da inflação devido às políticas do novo presidente dos EUA, Trump, que fortalecerão o dólar. O preço do Bitcoin também continua a subir e está se aproximando da marca de US$ 100.000, alimentando esperanças de uma flexibilização das regulamentações sobre criptomoedas.