100 mil milhões para infra-estruturas: será que a ajuda está realmente a chegar lá?
Gabinete Federal aprova fundo especial de 100 mil milhões de euros para infraestruturas e proteção climática para fortalecer os municípios.
100 mil milhões para infra-estruturas: será que a ajuda está realmente a chegar lá?
O Gabinete Federal aprovou um projeto de lei para um fundo especial no valor de 100 mil milhões de euros que se destina a reforçar as infraestruturas e a proteção climática na Alemanha. Este fundo especial faz parte de um plano mais amplo que inclui um total de 500 mil milhões de euros para promover a capacidade de ação dos estados e municípios. [Süddeutsche] relata que esta medida é vista como uma resposta às deficiências existentes nas infra-estruturas públicas, tais como estradas quebradas, pontes em ruínas e Internet lenta, que surgiram de investimento insuficiente ao longo da última década.
Os fundos pretendidos serão investidos em áreas essenciais como infraestruturas de transportes, educação, proteção civil, hospitais, digitalização e infraestruturas energéticas. O projecto de lei ainda precisa de ser aprovado pelo Bundestag e pelo Bundesrat, o que é considerado um passo crucial para a implementação do plano. Os investimentos devem começar a partir de 1º de janeiro de 2025 e podem ser aprovados até o final de 2036.
Críticas à distribuição de fundos
Um porta-voz do Ministro Federal das Finanças, Lars Klingbeil, enfatizou que os estados podem decidir por si próprios como distribuir os fundos. No entanto, a indústria da construção manifestou dúvidas sobre a eliminação da “adicionalidade” das medidas de investimento, indicando incerteza sobre o impacto da nova regulamentação.
Condições-quadro e medidas adicionais
O fundo especial não se limita apenas aos 100 mil milhões de euros destinados aos estados e municípios. Inclui também 100 mil milhões de euros para o fundo para o clima e a transformação e 300 mil milhões de euros para investimentos federais adicionais. Está previsto que os fundos possam ser aprovados durante um período de doze anos. Já estão previstos quase 19 mil milhões de euros da parte federal para 2025, o que, somado aos fundos do fundo para o clima e transformação e aos investimentos dos estados e municípios, ascende a cerca de 37 mil milhões de euros.
O governo federal também anunciou medidas de consolidação orçamentária. Estas incluem a promoção do crescimento e medidas adicionais de poupança, incluindo reformas na segurança básica, bem como poupanças em pessoal e programas de apoio. A fim de monitorizar os investimentos bem-sucedidos, estão previstas verificações anuais de desempenho após quatro e oito anos, bem como uma verificação final após o final do prazo do fundo especial.
No geral, resta saber como o fundo especial será implementado e se as preocupações dos críticos poderão ser seriamente tidas em conta. [O Governo Federal] sublinha que as medidas visam promover a modernização da Alemanha, garantir a prosperidade e reforçar a competitividade.