Estudo sobre pensões de reforma: vários biliões de euros para manter o status quo
Relatório de especialistas sobre pensões na Alemanha: bilhões em encargos para o futuro. Como o status quo pode ser mantido? Saber mais!

Estudo sobre pensões de reforma: vários biliões de euros para manter o status quo
Um estudo realizado por especialistas em tecnologia de segurança social e matemática empresarial mostrou que, para manter o nível atual do seguro legal de velhice na Alemanha, é necessário um capital total de vários biliões de euros. Várias opções de solução, incluindo conceitos de capital organizado estatal baseado em ações, estão sendo discutidas pelo governo federal e outras partes. Estas abordagens baseiam-se no pressuposto de que os investimentos em ações geram retornos elevados.
Os conceitos examinados centram-se muitas vezes apenas em objectivos parciais, como os níveis de pensões e de contribuições, sem anunciar objectivos quantitativos específicos. Ainda não está claro quanto capital é necessário no total e que esforço anual deve ser feito para atingir as metas definidas. A consideração dos riscos de investimento em períodos de tempo relevantes também é vista de forma crítica.
De acordo com o estudo, vários biliões de euros teriam de ser investidos num período de 10 a 25 anos, a fim de garantir os actuais níveis de pensões e contribuições até 2050. Isto sobrecarregaria cada cidadão com cinco a mais de dez por cento do seu rendimento disponível. Os fracassos políticos das últimas décadas, combinados com a entrada dos baby boomers na fase de reforma, estão a dificultar o desenvolvimento de soluções adequadas às gerações.
O estudo destaca que os esforços necessários conduzem a encargos significativos para os cidadãos, as empresas e o Estado. É defendida uma abordagem transparente para a aceitação das medidas necessárias. Enfatiza-se que as abordagens financiadas por dívida, baseadas de forma optimista em retornos elevados, devem ser vistas de forma crítica, uma vez que existe um risco significativo de perda.
O relatório mostra que as dimensões dos fundos possíveis seriam suficientes, por exemplo, para comprar várias vezes todo o DAX. Isto levanta outras questões regulatórias. Sugere-se o desenvolvimento de uma fórmula de equivalência que seja justa e funcione através de gerações, a fim de manter os níveis de pensões, os encargos contributivos, a idade de reforma e os subsídios estatais num equilíbrio sólido.