Análise do diagnóstico PME 2022: Especialista financeiro alerta para perspectivas sombrias
De acordo com um relatório de www.come-on.de, a análise das PME da Sparkasse descobriu que as vendas aumentaram 14 por cento em 2022 e os lucros aumentaram até 17 por cento. No entanto, segundo o CEO Kai Hagen, as perspectivas para o futuro são sombrias. O que é particularmente preocupante é que muitos clientes estão a investir em mercados estrangeiros em vez de permanecerem na Alemanha. As condições económicas para as empresas locais são consideradas problemáticas porque o excesso de burocratização, a escassez de trabalhadores qualificados e a falta de digitalização prejudicam a actividade económica. O barómetro do humor sobre a situação económica sinaliza um sinal de emergência e o clima económico deteriorou-se significativamente. Além disso, a incerteza econômica...

Análise do diagnóstico PME 2022: Especialista financeiro alerta para perspectivas sombrias
De acordo com um relatório de www.come-on.de, a análise das PME da Sparkasse descobriu que as vendas aumentaram 14 por cento em 2022 e os lucros aumentaram até 17 por cento. No entanto, segundo o CEO Kai Hagen, as perspectivas para o futuro são sombrias. O que é particularmente preocupante é que muitos clientes estão a investir em mercados estrangeiros em vez de permanecerem na Alemanha.
As condições económicas para as empresas locais são consideradas problemáticas porque o excesso de burocratização, a escassez de trabalhadores qualificados e a falta de digitalização prejudicam a actividade económica. O barómetro do humor sobre a situação económica sinaliza um sinal de emergência e o clima económico deteriorou-se significativamente. Além disso, a situação económica incerta também se reflecte nos números, uma vez que o produto interno bruto ajustado aos preços estagnou no segundo trimestre de 2023.
O inquérito especializado aos consultores de clientes comerciais de caixas económicas revelou que quase 66 por cento dos clientes empresariais avaliam a sua actual situação empresarial como sendo pior do que no ano anterior. Apenas uns bons 4 por cento dos inquiridos se atrevem a ter uma perspectiva positiva para os próximos doze meses. No entanto, a caixa económica sublinha que é financeiramente forte e está preparada para tempos de tempestade.
Tendo em conta estas previsões e análises, a incerteza no mercado aumentará e a indústria financeira terá de se preparar para apoiar as PME nesta fase difícil. A vontade dos clientes de investir poderá mudar ainda mais para o estrangeiro e as empresas alemãs poderão perder permanentemente competitividade. As medidas para reforçar a competitividade e promover a digitalização poderiam ser apoiadas pelo setor financeiro, a fim de amortecer a evolução negativa e apoiar as médias empresas.
Leia o artigo original em www.come-on.de