Os investidores beneficiarão da queda das taxas de juro e de investimentos atrativos no próximo ano
Como relata www.faz.net, muitos estrategistas e gestores de fundos estão prevendo que as taxas de juros diretoras cairão novamente no próximo ano. Estas previsões baseiam-se no facto de as taxas de inflação nos EUA e na Alemanha terem caído e os bancos centrais como a Fed americana e o Banco Central Europeu já estarem a suspender os aumentos das taxas de juro. Alguns observadores do mercado estão mesmo a discutir possíveis cortes iminentes nas taxas de juro directoras. De acordo com um relatório da www.faz.net, esta tendência para taxas de juro mais baixas para os principais bancos centrais está a tornar-se mais evidente. Isto poderá ser uma notícia positiva para as obrigações e as ações, uma vez que as taxas de juro baixas tendem a apoiar investimentos atrativos nestas áreas. A previsão também diz que…

Os investidores beneficiarão da queda das taxas de juro e de investimentos atrativos no próximo ano
Como www.faz.net relatórios, muitos estrategistas e gestores de fundos preveem que as taxas de juros diretoras cairão novamente no próximo ano. Estas previsões baseiam-se no facto de as taxas de inflação nos EUA e na Alemanha terem caído e os bancos centrais como a Fed americana e o Banco Central Europeu já estarem a suspender os aumentos das taxas de juro. Alguns observadores do mercado estão mesmo a discutir possíveis cortes iminentes nas taxas de juro directoras.
De acordo com um relatório de www.faz.net, esta tendência para taxas de juro mais baixas para os principais bancos centrais tornar-se-á mais evidente. Isto poderá ser uma notícia positiva para as obrigações e as ações, uma vez que as taxas de juro baixas tendem a apoiar investimentos atrativos nestas áreas. A previsão também diz que os principais bancos centrais poderão reduzir significativamente as suas taxas de juro em 2024.
O impacto deste desenvolvimento poderá ser de grande alcance. Por um lado, taxas de juro diretoras mais baixas poderiam aumentar a procura de crédito e dar às empresas e aos consumidores acesso a crédito mais barato. Isto poderia, por sua vez, levar a um aumento do investimento e do consumo, o que poderia ter um impacto positivo no crescimento económico.
Por outro lado, taxas de juro mais baixas também poderão levar a uma maior procura de rendimento, à medida que os investidores procuram formas alternativas de aumentar os seus retornos. Isto poderia levar a um aumento da procura de obrigações e acções, o que, por sua vez, poderia aumentar os preços desses títulos.
Globalmente, a perspectiva de queda das taxas de juro directoras no próximo ano poderá influenciar o clima de investimento e conduzir a mudanças nos mercados financeiros. É, portanto, aconselhável acompanhar de perto a evolução das políticas de taxas de juro dos bancos centrais e o seu impacto nas diferentes classes de activos.
Leia o artigo fonte em www.faz.net