Pensão de empregado: Quanto é o salário por 1.500 euros na velhice?
Saiba quanto os trabalhadores têm de ganhar para receberem uma pensão de 1.500 euros na velhice. O “nerd das finanças” revela o nível salarial para a pensão máxima.

Pensão de empregado: Quanto é o salário por 1.500 euros na velhice?
Embora muitas pessoas sonhem em poder desfrutar de uma reforma bem merecida na velhice, a realidade é muitas vezes ofuscada por restrições financeiras. A ideia de usufruir de uma pensão generosa parece estar fora do alcance da maioria dos funcionários. Na verdade, a pensão mensal máxima que os colaboradores podem obter é de impressionantes 3.434,76 euros. No entanto, este montante está reservado apenas a alguns, uma vez que apenas 0,09 por cento de todos os pensionistas receberam a pensão máxima em 2023. Para receber uma pensão mensal de 1.500 euros, os trabalhadores devem tomar as devidas providências e atingir um determinado nível salarial.
Em 2024, o limite de avaliação da pensão máxima nos antigos estados federais será de um salário bruto mensal de 7.300 euros. Isto corresponde a um salário bruto anual de 87.600 euros. Os funcionários que ganham esse valor podem esperar o maior pagamento de pensão possível. Mas muitos estão na categoria de “ganhadores normais”, com rendimentos entre 3.314 euros e 4.070 euros, o que resulta num valor de pensão significativamente menor.
Para posteriormente receberem uma pensão de 1.500 euros, os trabalhadores devem tomar as devidas providências e acumular pontos de pensão durante a sua vida profissional. O valor de um ponto de pensão é atualmente de 37,60 euros. Os funcionários precisam de um total de 38 pontos de pensão para atingir a pensão mensal desejada. Para adquirir um ponto de pensão é necessário já ter um salário anual bruto de 45.358 euros. Um valor salarial reduzido significa que os funcionários recebem apenas pontos de pensão proporcionais. Os requisitos para uma pensão de 1.500 euros exigem, portanto, uma base financeira sólida ao longo de muitos anos.
É importante notar que os valores das pensões mencionados são valores brutos. Mesmo na reforma, os pensionistas continuam a ter de pagar impostos, o que tem impacto nas pensões efetivamente pagas. As discussões sobre a carga fiscal sobre as contribuições para as pensões e a justiça do sistema de pensões estão a decorrer em público. Deve-se notar que a segurança financeira na velhice exige um planejamento cuidadoso para garantir o padrão de vida desejado na aposentadoria.