Efeitos da alteração da regulamentação fiscal automóvel sobre os proprietários de automóveis eléctricos na Suíça
De acordo com um relatório da amp.20min.ch, a isenção fiscal para carros elétricos na Suíça será suspensa a partir do início de 2024. Anteriormente, os carros elétricos estavam isentos do imposto automóvel, que foi introduzido em 1997. O novo regulamento estipula que os proprietários de carros elétricos também terão que pagar imposto automóvel a partir de 2024. A decisão foi tomada devido ao forte aumento nas importações de carros elétricos e à perda de impostos. De 2018 a 2022, o número de carros eléctricos isentos de impostos importados anualmente aumentou quase seis vezes, de cerca de 8.000 para mais de 45.000. Para 2022, o prejuízo fiscal ascende a cerca de 78 milhões de francos, sendo que no corrente ano haverá um prejuízo de ...

Efeitos da alteração da regulamentação fiscal automóvel sobre os proprietários de automóveis eléctricos na Suíça
De acordo com um relatório de amp.20min.ch, a isenção fiscal para carros elétricos na Suíça será suspensa a partir do início de 2024. Anteriormente, os carros elétricos estavam isentos do imposto automóvel, que foi introduzido em 1997. O novo regulamento estipula que os proprietários de carros elétricos também terão de pagar o imposto automóvel a partir de 2024. A decisão foi tomada devido ao forte aumento nas importações de carros elétricos e à perda de impostos.
De 2018 a 2022, o número de carros eléctricos isentos de impostos importados anualmente aumentou quase seis vezes, de cerca de 8.000 para mais de 45.000. Para 2022, o prejuízo fiscal ascende a cerca de 78 milhões de francos, prevendo-se um prejuízo de cerca de 100 a 150 milhões de francos no corrente ano. O Fundo Nacional de Estradas e Transportes de Aglomeração (NAF) não tem esse dinheiro.
A retirada da isenção tributária para carros elétricos impactará o mercado automotivo. Espera-se que as vendas de carros eléctricos possam diminuir à medida que a imposição de impostos automóveis aumente os custos para potenciais compradores. Isto também poderá afetar os fabricantes e retalhistas de automóveis elétricos, uma vez que poderão ter de fazer ajustes estratégicos para manter a procura.
Por outro lado, espera-se que as receitas fiscais automóveis para o NAF aumentem, o que poderá ter um impacto positivo no orçamento federal. A imposição de impostos sobre o preço de importação dos carros elétricos deverá provocar uma mudança significativa no comportamento do consumidor e um ajuste na estratégia de preços da indústria automobilística.
Globalmente, espera-se que o levantamento da isenção fiscal para carros eléctricos na Suíça tenha uma variedade de impactos no mercado automóvel e no sector financeiro e exija uma monitorização estreita e ajuste de estratégias por parte dos envolvidos.
Leia o artigo fonte em amp.20min.ch