BaFin alerta sobre fraude financeira: como proteger seu dinheiro de fraudadores!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

BaFin alerta contra prestadores de serviços financeiros fraudulentos. Informação e medidas de proteção contra fraudes financeiras na Alemanha.

BaFin warnt vor betrügerischen Finanzdienstleistern. Informationen und Schutzmaßnahmen gegen Finanzbetrug in Deutschland.
BaFin alerta contra prestadores de serviços financeiros fraudulentos. Informação e medidas de proteção contra fraudes financeiras na Alemanha.

BaFin alerta sobre fraude financeira: como proteger seu dinheiro de fraudadores!

A Autoridade Federal de Supervisão Financeira (BaFin) emitiu um alerta urgente sobre prestadores de serviços financeiros duvidosos que enganam os investidores e podem potencialmente levar à perda total dos seus investimentos. Os fraudadores usam especificamente e-mails, ligações e grupos de WhatsApp para atrair possíveis vítimas. Isto emerge de um alerta recente da BaFin, que lista inúmeras transações financeiras não autorizadas.

A BaFin publicou uma série de avisos em abril passado listando sites e empresas fraudulentas em diversas categorias. As ofertas duvidosas identificadas incluem criptografia e plataformas de negociação, como stocknetwork.co.uk, europromarkets.net e daxrise. com. Existem também depósitos a prazo fixo e investimentos de juros falsos, bem como aconselhamento financeiro e ofertas de emprego fraudulentas.

Riscos e métodos de fraudadores

Os fraudadores muitas vezes agem sob o pretexto de serem corretores financeiros respeitáveis ​​e usam identidades de empresas reais para fazer isso. Os investidores podem visualizar saldos de contas falsos online, falsificados por software fraudulento. Se contactarem os fornecedores com pedidos de pagamento do seu dinheiro, em muitos casos o contacto é perdido ou são solicitados pagamentos adicionais.

Outro sinal de alerta são ofertas falsas de depósitos a prazo fixo que não exigem autenticação adequada. Além disso, os fraudadores costumam usar portais de comparação manipulados e simplesmente solicitar uma cópia de sua carteira de identidade. Ao fazer transferências bancárias, o dinheiro é muitas vezes transferido diretamente para contas de fraudadores no exterior, o que impõe riscos adicionais aos investidores.

A BaFin aconselha ignorar contatos não solicitados e verificar minuciosamente a seriedade dos fornecedores. Alguns fornecedores comerciais também utilizam os chamados “influenciadores financeiros” nas redes sociais, que utilizam sinais de confiança manipulados para promover as suas ofertas.

BaFin fornece mais informações sobre sinais de alerta e como lidar com ofertas duvidosas em uma visão abrangente de informações. Assim, grandes promessas de lucro e decisões sob pressão de tempo são frequentemente indicadores de fraude. Os utilizadores também devem ter especial cuidado com e-mails e chamadas não solicitadas, uma vez que as suas próprias informações não devem ser divulgadas.

Todos os consumidores são instados a contactar a polícia ou o Ministério Público se suspeitarem de fraude e a serem sempre céticos em relação às transações financeiras. Também pode ser aconselhável entrar em contato com a BaFin para saber mais sobre empresas jurídicas e avisos atuais.