Os bancos aumentam as taxas: os clientes podem considerar mudar de banco

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os clientes dos bancos têm de investir mais fundo nos seus bolsos – os clientes das caixas económicas são particularmente afetados. Descubra por que as taxas estão aumentando.

Kunden von Banken müssen tiefer in die Tasche greifen - Besonders betroffen sind Sparkassenkunden. Erfahren Sie, warum Gebühren steigen.
Os clientes dos bancos têm de investir mais fundo nos seus bolsos – os clientes das caixas económicas são particularmente afetados. Descubra por que as taxas estão aumentando.

Os bancos aumentam as taxas: os clientes podem considerar mudar de banco

Cada vez mais bancos estão a aumentar as suas taxas, o que afecta principalmente os clientes de um determinado banco. De acordo com uma pesquisa representativa do portal de comparação Verivox, cerca de metade dos entrevistados tiveram suas taxas de conta corrente aumentadas nos últimos dois anos. Dos 1.025 entrevistados, 82 por cento pagam taxas na sua conta corrente, tendo 49 por cento deste grupo registado um aumento nos últimos dois anos. Alguns clientes relataram aumentos de preços no último ano ou ajustes de taxas até dois anos atrás.

Os clientes das caixas económicas são particularmente afetados pelos aumentos das comissões, uma vez que raramente usufruem da vantagem de uma conta gratuita ou de baixo custo. Os clientes da Caixa Econômica e do Volksbank também foram afetados pelas alterações nos saques. As diferenças nos custos da conta corrente são significativas. Embora quase metade dos inquiridos tenha uma conta gratuita ou de baixo custo com taxas anuais inferiores a 50 euros, apenas 30 por cento dos clientes de caixas económicas têm tal conta. Em bancos cooperativos como o Volksbanken Raiffeisenbanken, 33% dos clientes pagam menos de 50 euros por ano e 9% têm até uma conta gratuita.

Os custos crescentes nas caixas económicas e nos Volksbanks são causados ​​pelos elevados custos operacionais de uma rede de agências a nível nacional. Esses custos são repassados ​​aos clientes por meio de taxas de conta mais altas. Os clientes, especialmente nas regiões rurais, que valorizam o aconselhamento bancário pessoal, muitas vezes não têm alternativa às instituições de crédito regionais e, portanto, aceitam custos de conta mais elevados. O diretor administrativo da Verivox, Maier, recomenda que os clientes que prestam atenção às baixas taxas de gerenciamento de contas monitorem os custos de transações com cartão e saques em dinheiro. É aconselhável considerar mudar de banco se os custos da conta forem superiores a 50 euros anuais e se houver uma oferta de conta mais barata disponível noutro local.