O dinheiro está se tornando cada vez menos importante: os bancos estão fechando agências e não aceitando mais dinheiro
Também na Alemanha o dinheiro está a desaparecer cada vez mais. Por falta de procura, alguns bancos estão a fechar todas as agências ou a deixar de aceitar dinheiro. Devido à escassez de trabalhadores qualificados e à baixa frequência de clientes, a Kasseler Sparkasse, por exemplo, está a fechar seis filiais e a transformar sete em locais de autoatendimento. De acordo com uma análise da consultora de gestão McKinsey & Company, fornecer e receber dinheiro custa aos bancos cerca de dois mil milhões de euros anualmente. Os alemães dependem do dinheiro – mas também aqui os meios de pagamento estão a tornar-se cada vez menos importantes. Muitos bancos estão fechando agências ou não aceitando mais dinheiro. A falta de demanda e os altos custos são responsáveis por isso. De acordo com um estudo...

O dinheiro está se tornando cada vez menos importante: os bancos estão fechando agências e não aceitando mais dinheiro
Também na Alemanha o dinheiro está a desaparecer cada vez mais. Por falta de procura, alguns bancos estão a fechar todas as agências ou a deixar de aceitar dinheiro. Devido à escassez de trabalhadores qualificados e à baixa frequência de clientes, a Kasseler Sparkasse, por exemplo, está a fechar seis filiais e a transformar sete em locais de autoatendimento. De acordo com uma análise da consultora de gestão McKinsey & Company, fornecer e receber dinheiro custa aos bancos cerca de dois mil milhões de euros anualmente.
Os alemães dependem do dinheiro – mas também aqui os meios de pagamento estão a tornar-se cada vez menos importantes. Muitos bancos estão fechando agências ou não aceitando mais dinheiro. A falta de demanda e os altos custos são responsáveis por isso. Segundo um estudo do C24 Bank, 37 por cento dos alemães não se deslocaram a uma agência bancária no ano passado, noticiou o “FAZ”.
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, devido à escassez de trabalhadores qualificados e à baixa base de clientes, a Sparkasse em Kassel está a fechar seis filiais e a transformar sete em locais de autoatendimento. Também devido à baixa procura, o Raiffeisenbank Hochtaunus está a fechar todas as agências, exceto a sede. Uma caixa económica em Niederdorfelden, perto de Frankfurt am Main, ainda está aberta, mas já não aceita dinheiro devido à falta de pessoal. De acordo com uma análise da McKinsey & Company, o fornecimento e recebimento de numerário custa aos bancos cerca de dois mil milhões de euros anualmente. De acordo com o Deutsche Bundesbank, o dinheiro é o meio de pagamento mais comum e é utilizado em mais de metade de todos os pagamentos diários.
Análise:
O número crescente de agências bancárias fechadas e os bancos na Alemanha que não aceitam dinheiro mostram as mudanças no sector financeiro. A falta de procura de serviços bancários nas agências físicas e os elevados custos de fornecimento e aceitação de numerário são factores-chave que impulsionam estas mudanças.
Fechar agências e eliminar dinheiro está criando mais locais de autoatendimento onde os clientes podem fazer transações bancárias por conta própria. Isso permite que os bancos economizem custos e pessoal. A escassez de trabalhadores qualificados na indústria reforça esta tendência.
O desenvolvimento também mostra que cada vez mais pessoas estão fazendo transações bancárias on-line ou por meio de aplicativos móveis. Isto também se deve ao progresso tecnológico e à crescente digitalização do setor financeiro.
O uso crescente de serviços bancários on-line e métodos de pagamento digital está impactando o mercado e o setor financeiro. As empresas que oferecem soluções de pagamento digital poderão beneficiar desta tendência. Por outro lado, os bancos devem desenvolver ainda mais as suas ofertas digitais e adaptar-se às novas necessidades dos clientes.
Resta saber como esta tendência continuará no futuro e que impacto terá na estrutura da indústria financeira. A crescente adoção de métodos de pagamento digitais poderá levar a um declínio ainda maior na procura de numerário e de agências bancárias físicas.
Fonte:
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de
Leia o artigo original em www.businessinsider.de