Aumentando as taxas de juro na Alemanha: inversão de tendência ou ruptura temporária?
Desde o início do ano passado, as taxas de juro dos edifícios na Alemanha aumentaram continuamente. Em Janeiro de 2022, segundo o portal de estatísticas Statista, um empréstimo com taxa de juro fixa a dez anos custava em média um por cento de juros, e em Novembro de 2023 era superior a quatro por cento. Mas o aumento desacelerou nas últimas semanas. A empresa de consultoria Barkow (Düsseldorf) determinou que um empréstimo de dez anos custa atualmente 3,58% em juros. Menos meio ponto percentual num empréstimo de 300 mil euros, por exemplo, significa uma diferença de taxa de juro de 1.500 euros por ano para os clientes do empréstimo. Uma razão para este desenvolvimento são os últimos dados de inflação...

Aumentando as taxas de juro na Alemanha: inversão de tendência ou ruptura temporária?
Desde o início do ano passado, as taxas de juro dos edifícios na Alemanha aumentaram continuamente. Em Janeiro de 2022, segundo o portal de estatísticas Statista, um empréstimo com taxa de juro fixa a dez anos custava em média um por cento de juros, e em Novembro de 2023 era superior a quatro por cento. Mas o aumento desacelerou nas últimas semanas. A empresa de consultoria Barkow (Düsseldorf) determinou que um empréstimo de dez anos custa atualmente 3,58% em juros. Menos meio ponto percentual num empréstimo de 300 mil euros, por exemplo, significa uma diferença de taxa de juro de 1.500 euros por ano para os clientes do empréstimo. Uma razão para esta evolução são os últimos dados de inflação nos EUA, que também fizeram cair a taxa de juro das obrigações federais a dez anos. E esse ainda é o factor decisivo para o desenvolvimento da construção de taxas de juro.
De acordo com um relatório de rp-online.de,
Como especialista financeiro, acompanho com grande interesse o desenvolvimento da construção de taxas de juros na Alemanha. Os dados atuais do portal de estatísticas Statista e as análises da consultora Barkow (Düsseldorf) mostram que as taxas de juro dos edifícios caíram nas últimas semanas. Embora mais de quatro por cento tivessem de ser pagos por um empréstimo de dez anos no início de Novembro de 2023, a taxa de juro é actualmente de 3,58 por cento.
Esta evolução tem impacto direto nos clientes de crédito. Menos meio ponto percentual num empréstimo de 300 mil euros significa uma diferença de juros de 1.500 euros por ano. Os últimos dados de inflação nos EUA contribuíram para a queda da taxa de juro das obrigações federais a dez anos, o que por sua vez tem um impacto no desenvolvimento das taxas de juro de construção.
Este regresso a taxas de juro de construção mais baixas poderá ter um efeito positivo no mercado imobiliário, uma vez que taxas de juro mais baixas aumentam a atratividade da compra de imóveis. Também poderá haver um aumento nos projetos de construção e renovações, uma vez que os custos de financiamento são mais baixos. Globalmente, isto poderá levar a uma recuperação do sector imobiliário e aumentar ainda mais a procura de bens imobiliários.
Leia o artigo fonte em rp-online.de