Atividades fraudulentas: Cryptocurrency Tether cada vez mais utilizado indevidamente para lavagem de dinheiro
A criptomoeda Tether (USDT) está sendo cada vez mais usada para atividades fraudulentas e lavagem de dinheiro, segundo reportagem do Financial Times. As Nações Unidas já publicaram um relatório destacando este desenvolvimento. Os criminosos usam o Tether para fazer transações monetárias que não podem ser revertidas e para movimentar fundos ilícitos. O uso do Tether aumentou em romances fraudulentos e plataformas ilegais de jogos de azar online. Casos específicos em que o Tether estava relacionado com lavagem de dinheiro já foram descobertos pelas autoridades e foram tomadas contramedidas para coibir o uso ilegal do token. As transações rápidas e irreversíveis no blockchain tornam o Tether particularmente atraente para...

Atividades fraudulentas: Cryptocurrency Tether cada vez mais utilizado indevidamente para lavagem de dinheiro
A criptomoeda Tether (USDT) está sendo cada vez mais usada para atividades fraudulentas e lavagem de dinheiro, segundo reportagem do Financial Times. As Nações Unidas já publicaram um relatório destacando este desenvolvimento. Os criminosos usam o Tether para fazer transações monetárias que não podem ser revertidas e para movimentar fundos ilícitos.
O uso do Tether aumentou em romances fraudulentos e plataformas ilegais de jogos de azar online. Casos específicos em que o Tether estava relacionado com lavagem de dinheiro já foram descobertos pelas autoridades e foram tomadas contramedidas para coibir o uso ilegal do token. As transações rápidas e irreversíveis no blockchain tornam o Tether particularmente atraente para atividades criminosas. Por ser uma moeda estável, o Tether também é uma forma atraente de trocar entre diferentes criptomoedas sem correr o risco de perda de valor devido a flutuações de preços.
Transações irreversíveis no blockchain
Dois casos específicos são citados como exemplos: Em agosto de 2023, as autoridades de Singapura apreenderam dinheiro e criptomoedas no valor de 737 milhões de dólares de uma rede de lavagem de dinheiro responsável pela movimentação ilegal de USDT, de acordo com o Financial Times.
Cerca de três meses depois, após uma investigação conjunta com as autoridades dos EUA e a exchange de criptomoedas OKX, a Tether Limited congelou cerca de 225 milhões de tokens USDT, que provavelmente estavam ligados a um sindicato de tráfico humano no Sudeste Asiático.
A razão para usar o Tether é o fato da criptomoeda permitir transações rápidas e irreversíveis no blockchain.“Depois que o dinheiro é transferido, ele é transferido. Você não pode retirá-lo”disse Erin West, promotora e especialista em crimes cibernéticos da Califórnia.
USDT como meio de troca para outras criptomoedas
Tether é a chamada stablecoin, ou seja, uma criptomoeda que segue a taxa de uma moeda normal. As stablecoins são geralmente compradas para posteriormente serem trocadas por outras criptomoedas, como Bitcoin ou Ethereum, que geralmente estão sujeitas a grandes flutuações de preços. No caso do Tether, as moedas digitais estão atreladas ao valor do dólar norte-americano. O token Tether, conhecido pela abreviatura USDT, deve valer sempre o máximo possível de um dólar americano.
Em novembro do ano passado, o provedor de stablecoin Tether anunciou que trabalharia com as autoridades dos EUA para combater o uso ilegal de seu token. De acordo com analistas da CCData, o número de carteiras criptografadas na lista negra do provedor aumentou desde então cerca de 27%.
De acordo com um relatório de www.golem.de
Leia o artigo fonte em www.golem.de