Caos no mercado de ações na Ásia: as tarifas de Trump estão empurrando os mercados para o abismo!
Os mercados de ações asiáticos despencam depois que Trump anuncia novas tarifas. Consequências económicas e reações do mercado em foco.

Caos no mercado de ações na Ásia: as tarifas de Trump estão empurrando os mercados para o abismo!
No início da semana, as bolsas de valores asiáticas registaram perdas massivas que podem ser atribuídas às novas medidas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump. O índice Nikkei em Tóquio caiu mais de 8 por cento às vezes e caiu 2.086,71 pontos ou 6,18 por cento uma hora após o início das negociações, empurrando-o para 31.693,87 pontos. O Índice Composto de Xangai da China também caiu 4,4%, para 3.342 pontos, enquanto o Índice Hang Seng de Hong Kong caiu 9,3%, para 20.730 pontos. A Austrália também registrou perdas significativas no início das negociações. De acordo com o Frankfurter Allgemeine Zeitung O pacote tarifário de Trump já tinha levado a um declínio do mercado de ações global na semana anterior.
Trump anunciou a imposição de tarifas adicionais de 34 por cento sobre produtos chineses, após o que Pequim anunciou contra-tarifas do mesmo montante. O Diário do Povo, porta-voz do Partido Comunista Chinês, informou sobre uma possível ajuda à economia chinesa, que poderia incluir, entre outras coisas, uma redução nas taxas de juro directoras, uma expansão do défice orçamental e a emissão de empréstimos especiais. O objectivo destas medidas é estabilizar o mercado de capitais e restaurar a confiança do mercado. No entanto, a nova política tarifária poderia prejudicar o comércio bilateral e pressionar as exportações chinesas, também foi argumentado.
Impacto global nos mercados financeiros
Os mercados financeiros globais foram severamente afectados, uma vez que o DAX também perdeu mais de 8 por cento na semana anterior, representando o maior declínio desde que a guerra de agressão russa contra a Ucrânia começou na Primavera de 2022. Nos EUA, o Dow Jones caiu para o seu nível mais baixo desde meados do ano passado, com uma perda semanal de mais de 8 por cento. Os investidores privados sofreram perdas de milhares de milhões em resultado dos últimos desenvolvimentos. De acordo com o Novo jornal de Zurique Trump também impôs tarifas elevadas à indústria farmacêutica, o que gerou incerteza nas ações farmacêuticas. Acções de empresas como a Roche e a Novartis registaram perdas de preços significativas.
As consequências económicas destas tarifas são graves e, embora a China já tenha anunciado contra-tarifas, espera-se também que o Japão se prepare para possíveis tarifas automóveis de até 25 por cento. Estes poderão pesar fortemente sobre a economia, embora as estimativas dos danos económicos no Japão variem. O Instituto Daiwa prevê um declínio de 0,6% no PIB este ano.