Caos no mercado de ações na Ásia: as tarifas de Trump estão empurrando os mercados para o abismo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os mercados de ações asiáticos despencam depois que Trump anuncia novas tarifas. Consequências económicas e reações do mercado em foco.

Asiatische Börsen stürzen ab, nachdem Trump neue Zölle ankündigt. Wirtschaftliche Folgen und Marktreaktionen im Fokus.
Os mercados de ações asiáticos despencam depois que Trump anuncia novas tarifas. Consequências económicas e reações do mercado em foco.

Caos no mercado de ações na Ásia: as tarifas de Trump estão empurrando os mercados para o abismo!

No início da semana, as bolsas de valores asiáticas registaram perdas massivas que podem ser atribuídas às novas medidas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump. O índice Nikkei em Tóquio caiu mais de 8 por cento às vezes e caiu 2.086,71 pontos ou 6,18 por cento uma hora após o início das negociações, empurrando-o para 31.693,87 pontos. O Índice Composto de Xangai da China também caiu 4,4%, para 3.342 pontos, enquanto o Índice Hang Seng de Hong Kong caiu 9,3%, para 20.730 pontos. A Austrália também registrou perdas significativas no início das negociações. De acordo com o Frankfurter Allgemeine Zeitung O pacote tarifário de Trump já tinha levado a um declínio do mercado de ações global na semana anterior.

Trump anunciou a imposição de tarifas adicionais de 34 por cento sobre produtos chineses, após o que Pequim anunciou contra-tarifas do mesmo montante. O Diário do Povo, porta-voz do Partido Comunista Chinês, informou sobre uma possível ajuda à economia chinesa, que poderia incluir, entre outras coisas, uma redução nas taxas de juro directoras, uma expansão do défice orçamental e a emissão de empréstimos especiais. O objectivo destas medidas é estabilizar o mercado de capitais e restaurar a confiança do mercado. No entanto, a nova política tarifária poderia prejudicar o comércio bilateral e pressionar as exportações chinesas, também foi argumentado.

Impacto global nos mercados financeiros

Os mercados financeiros globais foram severamente afectados, uma vez que o DAX também perdeu mais de 8 por cento na semana anterior, representando o maior declínio desde que a guerra de agressão russa contra a Ucrânia começou na Primavera de 2022. Nos EUA, o Dow Jones caiu para o seu nível mais baixo desde meados do ano passado, com uma perda semanal de mais de 8 por cento. Os investidores privados sofreram perdas de milhares de milhões em resultado dos últimos desenvolvimentos. De acordo com o Novo jornal de Zurique Trump também impôs tarifas elevadas à indústria farmacêutica, o que gerou incerteza nas ações farmacêuticas. Acções de empresas como a Roche e a Novartis registaram perdas de preços significativas.

As consequências económicas destas tarifas são graves e, embora a China já tenha anunciado contra-tarifas, espera-se também que o Japão se prepare para possíveis tarifas automóveis de até 25 por cento. Estes poderão pesar fortemente sobre a economia, embora as estimativas dos danos económicos no Japão variem. O Instituto Daiwa prevê um declínio de 0,6% no PIB este ano.