Borealis e Borouge se fundem: um novo gigante químico é criado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Borealis e Borouge fundem-se para formar o Borouge Group International. A OMV e a Adnoc estão investindo no crescimento do setor de poliolefinas.

Borealis und Borouge fusionieren zur Borouge Group International. OMV und Adnoc investieren für Wachstum im Polyolefin-Sektor.
Borealis e Borouge fundem-se para formar o Borouge Group International. A OMV e a Adnoc estão investindo no crescimento do setor de poliolefinas.

Borealis e Borouge se fundem: um novo gigante químico é criado!

A fusão planeada entre a Borealis e a Borouge está a tomar forma concreta. Como finanças.net informou que as duas empresas estão próximas de formar uma joint venture, sujeita às etapas legais finais. A Borealis, que é detida em 75% pela OMV, e a Borouge, que é detida em 54% pela estatal Adnoc de Abu Dhabi, querem trabalhar juntas sob o novo nome Borouge Group International. A OMV e a Adnoc deterão cada uma quase 47% das ações da nova empresa.

Um elemento central da fusão é a aquisição planeada da Nova Chemicals por cerca de 9 mil milhões de euros. A OMV planeia investir 1,6 mil milhões de euros na joint venture. A Borealis é conhecida como fornecedora de soluções de poliolefinas e tem forte foco na reciclagem. Os produtos vão desde mangueiras e embalagens até filmes e invólucros para aparelhos domésticos e eletrônicos.

Detalhes do contrato

Além disso, foram definidas as principais condições comerciais para a combinação dos negócios de poliolefinas da OMV e da ADNOC, tais como omv.com comunica. A nova empresa, que também se chamará Borouge Group International, servirá como plataforma para potenciais aquisições de crescimento no setor de poliolefinas. A OMV e a ADNOC serão acionistas iguais com controlo conjunto da empresa comum.

A aquisição da NOVA Chemicals ocorre por meio de um acordo de compra de US$ 9,377 bilhões celebrado entre Mubadala e ADNOC. A OMV está a planear um aumento de capital de 1.608 milhões de euros para financiar a nova empresa. Outras estruturas incluem que a Adnoc tem o direito de nomear o presidente do conselho fiscal, enquanto o conselho de administração é eleito por unanimidade. A nova empresa também deverá ser listada na Bolsa de Valores de Abu Dhabi e na Bolsa de Valores de Viena.

A aquisição está a ser preparada com financiamento ponte, que será posteriormente refinanciado através de um aumento de capital, sem envolvimento direto da OMV ou ADNOC. Além disso, a política de dividendos existente da OMV permanecerá inalterada até que a transação seja concluída, com revisão após 2025.